Papa agradece orações dos Romeiros de São Miguel

Grupo Coordenador participou na audiência geral e ofereceu terço e indumentária dos Romeiros em miniatura

“Obrigada pela vossa presença e sobretudo, pelas vossas orações”, foi com estas palavras que o Papa Francisco acolheu os dois elementos do Grupo Coordenador do Movimento dos Romeiros de São Miguel, que esta manhã participaram na audiência geral na Praça de São Pedro.

Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, particularmente aos membros das Romarias Quaresmais de São Miguel, no Arquipélago dos Açores. Queridos amigos, obrigado pela vossa presença e sobretudo pelas vossas orações! Peçamos ao Espírito Santo, artífice da unidade da Igreja, que aplane a estrada para a plena comunhão de todos os cristãos no Senhor Jesus. Que Deus vos abençoe a vós e a vossos entes queridos! Obrigado!“, disse Francisco, (Clique aqui para escutar»»»).

Depois da benção em língua portuguesa, o Santo Padre recebeu das mãos dos Romeiros um Terço e um traje em miniatura, que agradeceu supreendido questionando se o terço era mesmo para ele.

Confrontado com a caixa de cedro, esculpida à mão por um romeiro artesão, da Ponta Garça, contendo o Terço, Francisco chegou mesmo a perguntar duas vezes: “para mim?”, tendo de imediato segurado na caixa e agradecido.

Os Romeiros foram, ainda, portadores de um quadro em ponto cruz, feito por Conceição Silveira, de São Miguel, com a cara do Sumo Pontificie e Basilica de São Pedro por trás.

Ildeberto Garcia e João Leite
Ildeberto Garcia e João Carlos Leite

Em declarações ao Sítio Igreja Açores, o coordenador do Movimento de Romeiros de São Miguel, João Carlos Leite, não escondeu a emoção dizendo que “se trata de uma oportunidade única”, uma “enorme alegria e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade porque trago na minha mente e nas minhas intenções os 2452 romeiros que fizeram a caminhada este ano e que certamente estão todos connosco aqui”.

Também Ildeberto Piques, Romeiro há 50 anos, confessou estar “a sentir o peso da penitência da romaria”.

“Nós caminhamos à luz do sol, da chuva e do vento e vendo muitos irmãos com muito sacrifício que não desistem… o cansaço mas ao mesmo tempo uma enorme alegria por estarmos cheios da graça de Deus e do Espirito Santo”, disse Ildeberto Piques sublinhando que “para mim e para nós romeiros é uma graça e um momento único na nossa vida pessoal e enquanto irmãos em Cristo”.

Debaixo de uma chuva copiosa e persistente e no meio de duas delegações do Uruguai e do México, os Romeiros de São Miguel assistiram a toda a audiência geral, habitual às quartas feiras, num lugar privilegiado, depois de terem sido acolhidos por Monsenhor Bettencourt, responsável pelo protocolo na Secretaria de Estado do Vaticano, que se encontrava a preparar a visita do Presidente de Moçamebique esta quarta feira.

Durante a audiência, Francisco fez um relato pormenorizado da visita apostólica à Turquia.

Um momento que o Papa apelidou de “muito importante”, não só como espaço de celebração ecuménica mas como sinal da esperança na construção de um mundo melhor.

O Papa destacou as relações fraternas entre o Bispo de Roma e o Patriarca Emérito de Constantinopla que assinaram uma declaração conjunta pela “caminhada de paz e pela unidade entre os povos”, cristãos ortodoxos e muçulmanos.

Carmo Rodeia

Scroll to Top