Bispo de Angra diz que os açorianos devem estar “reconhecidos” pelo trabalho desenvolvido pela RDP Açores

D. João Lavrador envia mensagem de felicitações pelas bodas de diamante do canal público de rádio

O bispo de Angra elogia o “esforço desenvolvido pelos profissionais” da rádio pública nos Açores na defesa dos valores regionais e o seu contributo para a coesão social e promoção cultural dos açorianos.

Numa mensagem enviada à direção regional da RTP Açores, no dia em que o canal público de rádio completou 75 anos,  a que o Sítio Igreja Açores teve acesso, D. João Lavrador diz que os açorianos devem “estar gratos à RDP pelo bom serviço que prestou ao longo destes 75 anos para a coesão social e promoção cultural entre todos os açorianos”.

“Num mundo globalizado que atinge também a Região Autónoma dos Açores, a defesa das características próprias de cada povo é  absolutamente necessária. Ficamos reconhecidos pela valorização da cultura do povo açoriano que esteve presente na dedicação de todos os que lideraram a RDP Açores”, afirma o prelado.

O responsável pela igreja católica nos Açores lembra, por outro lado, o papel que a rádio pública tem tido na aproximação dos açorianos emigrados à sua região e na sua valorização.

“A Região Autónoma dos Açores está para além do seu território. A maioria dos seus habitantes está na diáspora. Somos obrigados a reconhecer o contributo inestimável que a RDP Açores presta àqueles que na emigração procuram melhores condições de vida sem perderem o contacto com a sua terra” refere o D. João Lavrador.

“Perante as inúmeras dificuldades por que passam muitos sectores da sociedade dos Açores, constatamos que os jornalistas da RDP Açores sabem estar atentos e profissionalmente proporcionam caminhos de abertura aos problemas que constantemente emergem na vida do povo açoriano”, conclui.

A RDP Açores completou esta sexta feira 75 anos de emissões nos Açores. O canal público é o único que cobre as nove ilhas do arquipélago.

Scroll to Top