«Outubro missionário» desafia batizados ao anúncio «sem distinções socioculturais»

Dia Mundial da Missões é celebrado este domingo precedido por uma vigília de oração

O presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) destaca o desafio que é o sonho de chegar a todos, “sem distinções socioculturais, rompendo fronteiras, construindo pontes, aproximando pessoas”, na sua mensagem no Guião Missionário 2016/2017.

“Viver e celebrar a missão é proclamar continuamente a misericórdia e transformar a vida quotidiana num tempo de graça e de paz, impelidos por um desejo de conversão e um sentimento de alegria que contagie a todos”, escreve o padre António Fernandes.

O presidente dos IMAG considera um “enorme desafio” que todos os batizados têm em serem verdadeiros canais da misericórdia do Pai que, alcançando-nos, não nos deixa indiferentes, nos impulsiona a partir e a proclamar a Boa Notícia do Evangelho.

Segundo o padre António Fernandes, missionário da Consolata, e no contexto do tema deste mês – Com Maria missionários da misericórdia – assinala que com Nossa Senhora caminha-se “ao encontro do Outro” iluminados pelo Espírito: “A vida crescerá e será envolvida pela alegria do encontro, o calor do abraço terno e fraterno, a doçura da palavra partilhada, a beleza da mesa, onde todos podem sentar-se e sentir-se em casa.”

O guião do ‘Outubro Missionário’ disponibiliza várias propostas de oração e celebração como a vigília missionária e o rosário; a ‘Via Sacra com os Mártires’, pelo arcebispo de Évora, D. José Alves, e uma proposta para a Infância Missionária que através de três passos leva “as crianças a reconhecer o seu caminho missionário” de serem evangelizadores de outras crianças.

No subsídio é apresentada também a mensagem ‘Igreja missionária, testemunha de misericórdia’ que o Papa Francisco escreveu para o 90.º Dia Mundial das Missões 2016, onde considera que o Jubileu Extraordinário da Misericórdia convida a olhar a missão ad gentes “como uma grande, imensa obra de misericórdia quer espiritual quer material”.

O presidente da Comissão Episcopal Missões, o bispo D. Manuel Linda, também escreveu uma mensagem e o tema do ano é apresentado pelo professor universitário Juan Ambrósio que partilha “notas breves, para uma leitura” da Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco ‘A alegria do amor’, dedicada à família.

A Centenário das Aparições de Fátima (2017) também está presente nas páginas centrais do Guião Missionário 2016/2017.

“Celebrar o Centenário das Aparições é, por isso, oportunidade preciosa para valorizar o dinamismo missionário inerente, quer à devoção mariana, quer à mensagem de Fátima, deixando-nos conduzir pelo Imaculado Coração de Maria até Deus”, assinala o artigo.

Disponível no sítio online das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), o guião para o mês dedicado às missões termina com a sugestão de preces diárias para cada um dos 31 dias do ‘Outubro missionário’.

As OMP explicam que o mês missionário tem origem no Dia Mundial das Missões, que se celebra este domingo, dia 23, e a data foi instituída pelo Papa Pio XI em 1926, como um “dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos”.

Scroll to Top