Vaticano divulgou nova lista de delegados para a assembleia de outubro

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e o bispo de Portalegre-Castelo Branco, responsável pela área pastoral da Família, D. Antonino Dias, vão representar Portugal no Sínodo dos Bispos sobre a Família, entre 4 e 25 de outubro.

A informação é avançada hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, na sequência da ratificação por parte do Papa Francisco de uma lista de 55 delegados, e respetivos substitutos, eleitos pelas conferências episcopais dos diversos continentes.

D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e D. Antonino Dias, atualmente à frente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, vão tomar parte na segunda sessão do Sínodo dos Bispos dedicada à Família, em Roma.

Iniciativa que terá como tema “A Vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Do lado português, destaque ainda para a nomeação do bispo de Leiria-Fátima, e vice-presidente da CEP, D. António Marto, como substituto.

Quanto às restantes delegações, realce para outro responsável católico de um país de língua portuguesa, D. Francisco Chimoio, arcebispo de Maputo, que vai seguir para Roma em representação de Moçambique.

Em finais de janeiro, o Papa Francisco já tinha ratificado uma primeira lista com 48 delegados eleitos  para o Sínodo, provenientes dos vários continentes.

CR/Ecclesia