Seminário aborda ação social, cuidados de enfermagem, arquitetura e psicologia no dia 22 de maio

Como “Cuidar da Pessoa Idosa” é a pergunta de partida para o Seminário que vai ser promovido pelo Centro Social e Paroquial de São José, no próximo dia 22 de maio, na Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada.

“É a primeira vez que organizamos este evento e corresponde à necessidade de uma resposta que os profissionais que trabalham neste centro sentem ter falta”, disse ao Sítio Igreja Açores a responsável pelos projetos e valências da instituição, Vitória Furtado.

O Seminário, que contará com vários oradores, como a Professora Teresa Medeiros, os arquitetos Bárbara Morgado e Oscar Catarino, e a enfermeira Lúcia Leite Melo, abordará várias temáticas, da psicologia à arquitetura, passando pela ação social e cuidados de enfermagem, entre outros.

“Procurámos diversificar e ser o mais abrangentes possível, pois cuidar de um idoso pressupõe uma grande interdisciplinaridade e por isso também procuramos respostas múltiplas”, acrescentou Vitória Furtado.

“Há dois olhares que vão ser muito desafiadores que são as perspetivas da sexualidade na terceira idade e a arquitetura, não só do ponto de vista da mobilidade e das acessibilidades mas do gosto estético” refere a psicóloga que reconhece nos idosos “uma maturidade estética” que pode traduzir-se de várias formas que contribuam para a preservação do património e para a fruição do espirito.

O Centro Social e Paroquial de São José possui entre as suas valências um centro de convívio de idosos que acolhe cerca de 30 pessoas, embora a sua frequência seja “muito sazonal”.

“Precisamos cada vez mais de valorizar a pessoa idosa, ocupá-la mas de uma forma desafiadora porque esta população precisa ser cativada e gosta de facto de ser desafiada”, conclui Vitória Furtado.