Conferência do presidente da Comissão Justiça e Paz marca festejos do dia de São Sebastião em Ponta Delgada

Questões sociais dominam prioridades em Ponta Delgada e na diocese de Angra

A festa de São Sebastião, padroeiro da cidade de Ponta Delgada, será celebrada este ano no contexto do trabalho diocesano da Pastoral Social conjuntamente pela Paróquia Matriz, Ouvidoria de Ponta Delgada e Serviço Diocesano da Pastoral Familiar, com uma conferência no dia 19 de janeiro, pelas 20h30,  na Igreja Matriz de Ponta Delgada, na qual será orador o presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz,  o juíz conselheiro Pedro Vaz Patto,

O responsável por um dos organismos mais importantes da igreja católica portuguesa irá proferir uma conferência sobre questões sociais.

No passado mês de dezembro, a propósito da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz, o responsável da Comissão Nacional Justiça e Paz destacou a proposta de “não-violência ativa e criativa’,

“Pelo facto de beneficiarmos da paz (há quem diga que somos dos países mais pacíficos do mundo), não podemos ser indiferentes a esses cenários de guerra e temos especiais deveres de solidariedade para com as suas vítimas (como são muitos dos refugiados que chegam à Europa)”, refere  em comunicado a CNJP.

‘A não-violência: estilo de uma política para a paz’ foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para a mensagem que celebra o cinquentenário do Dia Mundial da Paz.

“Responder à violência com a violência e a vingança desencadeia uma espiral de morte infindável, que beneficia apenas poucos «senhores da guerra»”, destaca a CNJP, sublinhando a partir da mensagem que a violência “não permite alcançar objetivos de valor duradouro”.

A CNJP, que tem a finalidade promover e defender a Justiça e a Paz, realça que é da família que “pode brotar a não-violência” porque é onde os conflitos são “superados com o diálogo, o respeito, a busca do bem do outro, a misericórdia e o perdão”.

“A partir da família, a alegria do amor propaga-se pelo mundo, irradiando para toda a sociedade”, sublinha o organismo indicando que a esse objetivo “contrastam” a violência doméstica e os abusos sobre mulheres e crianças.

A conferência tem entrada livre e é aberta ao público em geral.

Scroll to Top