Carregar Eventos

• Este evento já decorreu.

Colóquio sobre o IV Centenário do Martírio do beato João Batista Machado

Maio 25 @ 8:00 - Maio 26 @ 17:00

A diocese de Angra e o Instituto Histórico da ilha Terceira promovem nos dias 25 e 26 de maio o colóquio internacional “Martírio do Beato João Baptista Machado | 400 anos”, numa iniciativa que reúne vários historiadores e investigadores das ciências sociais, que decorrerá no Palácio dos Capitães Generais.

Durante dois dias 10 conferencistas dissertarão sobre a vida, a obra e o contexto histórico-social do beato da igreja, padroeiro da diocese insular. Entre os palestrantes estão o bispo de Coimbra, D. Virgilio do Nascimento Antunes, que proferirá a conferência de abertura no dia 25, às 20h30, sobre o “Martírio e a Santidade”. O Colóquio prossegue no dia seguinte com a conferência “Os Açores ao tempo do martírio do BJBM” por Avelino de Freitas de Meneses, atual secretário regional da Educação e ex reitor da Universidade dos Açores. “A Família do BJBM” por Jorge Forjaz; “A Companhia de Jesus e os Açores” por José Guilherme Reis Leite; a “Diocese de Angra e os ventos da Reforma Católica ao tempo do BJBM” por Fernanda Enes e “A Epopeia da Santidade – o BJBM nas letras açorianas” por Sérgio Toste são as conferências propostas para a manhã do dia 26 de maio. À tarde, os trabalhos são retomados com a intervenção de João Paulo Oliveira e Costa, “Angra na rota das Índias”; “As Missões Portuguesas no Oriente ? Evangelização e inculturação” por António Trigueiros; “BJBM: Processo de Beatificação na Sagrada Congregação dos Ritos” por António de Saldanha e Albuquerque e “Apesar de tanto sofrimento, Senhor, o mar continua tão azul” por Adelino Ascenso completam as conferências do último dia do colóquio que encerra com uma celebração pontifical na Sé.

Maio 25 @ 8:00
Fim: