• Este evento já decorreu.

Seminário “Humanizar a Sociedade: o Papel das IPSS´s no processo de humanização da sociedade”

15 Outubro, 2015 a 16 Outubro, 2015

Seminário “Humanizar a Sociedade:

O papel das IPSS no processo de humanização da Sociedade”

Dias 15 e 16 de outubro

Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo

DIA 15

09H30 – Sessão de Abertura.

10H15 – “Erradicar a Pobreza, Reduzir as Desigualdades e Promover a Coesão Social: o caminho para uma sociedade mais humanizada e justa”. Pelo Professor Doutor Carlos Farinha Rodrigues

11H00 – DEBATE

Moderador: Dr. António Bento Fraga Barcelos, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.

11H30 – Pausa para o café

11H45 – “A Solidariedade na Região Autónoma dos Açores e os Desafios Futuros” Pelo Eng. Frederico Furtado Sousa

12H30 – DEBATE

Moderador: Cónego Doutor Hélder Manuel Cardoso da Fonseca S. Mendes, Vigário Geral da Diocese.

13H00 – Intervalo para almoço

14H30 – “As Instituições de Solidariedade Social, o Desenvolvimento Local e a Inclusão Social”.                Pelo Professor Doutor Carlos Laranjo Medeiros

15H15 – DEBATE

Moderador: Dr. Paulo Dias de Almeida

15H45 – Pausa para o café

16H00 – Introdução e apresentação da Editorial Cáritas, pelo Prof. Eugénio da Fonseca, Presidente da Direção da Cáritas Portuguesa.

Apresentação do livro “Humanizar a Sociedade”. Pelo Cónego Doutor Hélder Miranda Alexandre, Reitor do Seminário Episcopal de Angra.

DIA 16

09H30 – “Empreendedorismo e Desenvolvimento Local.” Pelo Doutor Rui Duarte Gonçalves Luís

Moderador: Dra. Isabel Maria Diniz Berbereia, responsável pela Agência para a Qualificação, Emprego e Trabalho de Angra do Heroísmo.

10H45 – Pausa para o café

11H00 – Mesa redonda – “As escolas e as IPSS: que relação no combate ao insucesso e abandono escolar?”

Presidente do executivo da E. S. Tomás de Borba – Dr. Leandro Viriato

Presidente do executivo da E. S. Jerónimo Emiliano de Andrade – Dr. Mário Rodrigues

Representante dos Empresários para a Inclusão Social – Dra. Andreia Jaqueta

Coordenador processual e metodológico do projeto EPIS nos Açores – Dr. Marcelo Formosinho Investigador  – Doutor Francisco Alexandre Melo Simões.

Moderador. Dr. Nuno Miguel Andrade Costa Neves, jornalista da RTP/A.

13H00 – Intervalo para almoço

14H30 – “Intervenção Social em Contexto Escolar – apresentação de caso.”

Pela Dra. Diana Sebastião Costa

15H00 – “Desigualdades Sociais em Contexto Escolar.” Pela Professora Doutora Teresa de Jesus Seabra de Almeida

15H30 – DEBATE

Moderador: Professor Doutor Alfredo Emílio Silveira de Borba, Diretor do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.

15H45 – Pausa para o café

16H00 – Apresentação do livro “Gerontologia, Gerontagogia”. Pela Dra. Ana Cristina Macedo Pereira, da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.

17H00 – Sessão de Encerramento

15 Outubro, 2015