Assembleia de Leigos, Catequeses quaresmais e semana teológica centrada no sofrimento dão corpo à Escola de Formação Cristã da Ouvidoria

No próximo dia 27 de novembro realiza-se a primeira de um conjunto de três Assembleias de Leigos organizadas pela ouvidoria do Faial para discutir a forma como a igreja faialense vive a expressão  “Igreja, Povo de Deus”, uma das temáticas formativas para este ano pastoral propostas pela Vigararia Episcopal para a Formação.

É a primeira vez que uma iniciativa do género tem lugar na ilha e surge na sequência da vontade das estruturas da ouvidoria em promover uma reflexão conjunta entre paróquias e movimentos de apostolado sobre as grandes temáticas do ano pastoral. Esta primeira Assembleia, tal como as restantes acontecerá em simultâneo, às 20h00, nos dois pólos de formação cristã da Ilha- Salão Bom Pastor,  Matriz e Centro Paroquial dos Cedros.

Os encontros serão orientados pelos padres Marco Luciano Carvalho e Paulo Silva, respetivamente.

Depois de uma discussão ao nível paroquial, dos subsídios propostos pela Vigararia Episcopal da Formação, “queremos agora perceber que análise fazem os diferentes agentes de pastoral e como é que estes dois pólos vivem esta forma de ser Igreja, Povo de Deus” referiu ao Igreja Açores o ouvidor, Pe. Marco Luciano Carvalho.

A Escola Cristã de Ouvidoria está organizada em dois pólos que para além da geografia respeita também as especificidades de cada uma das zonas da ilha, a primeira marcadamente urbana e a segunda mais rural.

“São maneiras diferentes de viver e sentir a Igreja e isso reflete-se depois no comportamento das pessoas” reconhece o sacerdote que sublinha que esta divisão “deu frutos” este ano aquando da implementação das catequeses quaresmais.

“Este modelo foi benéfico e decidimos segui-lo também na Escola de Formação Cristã da Ouvidoria” acrescentou.

Seguem-se mais duas assembleias tendo em conta as propostas da Vigararia que pretende também discutir “Igreja, Corpo de Cristo” e “Igreja, Povo do Espirito Santo”.

As duas Escolas de Formação Cristã da Ouvidoria vão ainda desenvolver as catequeses quaresmais do próximo ano e ainda uma Semana Teológica, na primeira semana da Quaresma. Esta Semana Teológica vai abordar a questão do sofrimento e conta com a exibição de um filme, “Silêncio” de Martin Scorsese; uma conferência pelo Pe. José Júlio Rocha, professor de Teologia Moral do Seminário Episcopal de Angra e Frei Herculano Alves que abordará o sofrimento na Bíblia a partir do livro de JOB. Esta Semana terminará com um grande evento- uma recoleção quaresmal- aberta a toda a ilha, centrada nos sacramentos que a Igreja oferece.