Festas de Santa Maria Madalena arrancaram esta quinta feira no Pico

Novenário começou com pregação do sacerdote mais novo da diocese de Angra, Pe Jacob Vasconcelos

Começaram esta quinta feira as festas de Santa Maria Madalena, na ilha do Pico, que serão presididas pelo bispo de Angra e pregadas pelo sacerdote mais novo da diocese, o Pe. Jacob Vasconcelos, ordenado no passado dia 1 de julho.

Centradas na frase proferida pela mãe de Jesus nas Bodas de Canã- Fazei o que Ele vos disser- estas festas inauguram as festas de verão da ilha montanha e contam sempre com a participação de muitos forasteiros.

O novenário, momento de preparação e aprofundamento espiritual para a festa, arrancou ontem com a primeira pregação do Pe. Jacob Vasconcelos que desafiou os cristãos a três atitudes: “pregar o reino”, com obras e ações concretas; partir ao encontro do outro e anunciar a boa nova do Evangelho.

A homilia do novo sacerdote teve como ponto de partida a liturgia do dia, centrando-se na necessidade do acolhimento, da misericórdia e da conversão.

“Os nossos irmãos e irmãs de hoje que erram, se atrapalham, pecam e caem e precisam de uma mão que os erga com misericórdia e bondade. É esta a atitude que devemos imitar”, mesmo em situações adversas porque esses são os critérios de Deus, disse o Pe. Jacob Vasconcelos.

“Deus tem um projecto para nós e pede, simplesmente, generosidade e abertura de coração, como José do Egipto, Maria Madalena e tantos homens e mulheres de boa-vontade tiveram. É a melhor forma de concretizarmos a missão que o Senhor tem para as nossas vidas”, referiu o sacerdote.

O sacerdote florentino, que aguarda a sua primeira colocação na diocese, identificou, por outro lado, o caminho para todos os cristãos poderem acompanhar esta meta: pregar o reino, disponibilidade para a missão e anuncio do Evangelho.

“Hoje, somos nós que devemos pregar o Reino, com as nossas palavras mas sobretudo com as nossas obras. Da mesma forma que os milagres serviam para confirmar as palavras dos primeiros mensageiros de Jesus, também hoje, a nossa forma de ser e de estar deve levar as pessoas a acreditar em Deus” referiu adiantando que “sempre que o mundo olha para nós, devia ver, em cada um, um pedacinho de Deus”

“A melhor pregação, mais do que nunca, numa sociedade da imagem, passa pelo exemplo. Pregar o Reino é torna-lo presente com o nosso olhar, com a nossa voz, com as nossas mãos, com os nossos gestos”, aproximando-nos de quem sofre, “animando os abatidos” ou livrando os irmãos da solidão.

Por outro lado, o pe. Jacob Vasconcelos reiterou a importância da disponibilidade para a missão, livres de “preconceitos”.

“Os mensageiros do Evangelho devem ir desarmados para não se esquecerem que a mensagem que transmitem não é sua e porque quem leva muitas coisas consigo pode esquecer-se do essencial” salientou o sacerdote.

“ Quando há preocupação em acumular muito, os bens passam a ter o lugar das pessoas, o ter passa a ser mais importa que o ser. A prioridade, para nós, deve ser o anúncio do Reino. Há que cultivar a confiança na providência que é própria do Filho de Deus, que sabe que não pode fazer tudo por si mesmo. Além disso, devemos confiar-nos também aos outros, porque quem trabalha do Evangelho, deve viver do Evangelho, como nos lembra a Escritura”, concluiu.

O novenário prossegue até dia 21. A Solenidade de Santa Maria Madalena é celebrada a 22 de julho.

Scroll to Top