Iniciativa teve hoje lugar em São José, Ponta Delgada

Hoje, em Ponta Delgada, no Salão de S. José, ocorreu a Celebração Ecuménica, integrada na Semana de Unidade dos Cristãos. A iniciativa foi organizada pela Igreja Católica , através do Movimento dos Focolares nos Açores e a Igreja Presbiteriana do arquipélago e teve como mote o tema deste ano que é c entrado na unidade dos cristãos a partir de uma noção de justiça.

A celebração ecuménica em Ponta Delgada foi concelebrada pela presbítera Pastora Cassilene Nobre, da Igreja Presbiteriana, pedagoga e professora universitária, de visita missionária aos Açores, e pelo Pe.Ricardo Tavares, Presidente da Comissão Diocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso na diocese de Angra.

O sacerdote católico comentou a primeira leitura aludindo a Jesus como a “Justiça de Deus” e aos seus discípulos como os “justos”, usando a linguagem veterotestamentária; “ser justo significa abrir o coração à correcta relação com Deus, consigo mesmo, com a Natureza e com os outros, em contexto de família, escola, emprego e sociedade; a justiça é um de Deus, é próprio Jesus em pessoa, pelo qual todas as coisas – cosmos, história, sociedade – foram criadas” sublinha uma nota enviada ao Igreja Açores.

Por sua vez, a pastora Cassilene Nobre comentou a ida de Jesus à sinagoga de Nazaré referindo-se a Jesus como “o profeta da paz, que traz a boa nova aos pobres, criando um mundo novo, onde todos têm lugar à mesa”.

Depois da celebração, que foi finalizada com a imposição das mãos e a bênção da assembleia ecuménica, em conjunto pelos dois presbíteros, os participantes puderam confraternizar, partilhando um lanche.

O trabalho preparatório sobre o tema da Semana de Oração deste ano foi desenvolvido por um grupo de representantes de diferentes comunidades cristãs da Indonésia. Os materiais da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2019 foram apresentados pelo grupo local a uma equipa internacional apoiada em conjunto pela Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas (WCC) e pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã (PCPCU).