Irmãs hospitaleiras celebram 50 anos ao serviço da saúde mental nos Açores

Casa de saúde do Espirito Santo presta homenagem ao seu primeiro diretor clínico

A Casa de Saúde do Espírito Santo (CSES), estabelecimento de saúde, fundado em 1967, na Ilha Terceira, dirigido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, inicia na próxima sexta feira, dia 20 de janeiro, as celebrações dos 50 anos da sua fundação. A sessão de abertura solene das comemorações dos 50 anos intitulada “Construindo História em Saúde Mental—1967-2017” contará com a participação de várias autoridades e nela terá lugar uma homenagem ao primeiro diretor clínico da Casa de Saúde, o médico Hélio Brasil.

A instituição tem como missão prestar “cuidados diferenciados e humanizados em saúde”, sobretudo em saúde mental e psiquiatria, “de acordo com as melhores práticas clínicas, com qualidade e eficiência, respeito pela individualidade e sensibilidade do utente, numa visão humanista e integral da pessoa” refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelos responsáveis.

Além do tratamento e acompanhamento das doentes mentais, as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus promovem várias iniciativas anuais como por exemplo a “Semana Aberta” , para centrar a atenção na problemática da saúde mental.

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus está nos Açores desde 1967. O instituto de vida consagrada também é responsável pela gestão da Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, as duas casas destinam-se ao acompanhamento e tratamento de mulheres com problemas do foro psiquiátrico.

Scroll to Top