Jovens açorianos do MAAC voltam a participar em encontro nacional três anos depois

Grupo de jovens de Vila Franca do campo segue esta sexta feira para Fátima

Um grupo de 4 representantes do Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças (MAAC), oriundo de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, parte esta sexta feira para Fátima para participar no encontro nacional deste fim de semana sobre o tema “Todos juntos formaremos uma corrente solidária à volta do Mundo”.

Trata-se de um grupo  com 2 rapazes de 11 anos e uma rapariga de nove, orientado por Graça Amaral, catequista que integra um grupo mais vasto de cerca de 15 crianças e adolescentes.

“Vamos mantendo viva esta chama com reuniões de 15 em 15 dias em que seguimos a metodologia deste movimento que é Ver, Julgar e Agir”, referiu ao Sítio Igreja Açores Graça Amaral.

“No fundo o que lhes propomos sempre que nos reunimos é que eles vejam o mundo com os seus olhos, deem a sua opinião, saibam o que Jesus nos recomenda para cada uma dessas situações e depois saiam para o mundo e se comprometam pela ação”, sublinhou lembrando que apesar de serem poucos ainda vão conseguindo manter este espírito, tão característico dos anos 70 dentro da Igreja Católica.

O encontro nacional deste domingo decorrerá em Fátima e servirá também para preparar o acampamento de agosto, como é tradição.

Em Portugal, o Movimento de Apostolado de Crianças nasceu em finais dos anos 70. Em 1982, começaram a reunir-se na diocese de Lisboa três grupos de crianças, de uma forma regular e coordenada, e independente de outros movimentos da Acção Católica. Nos anos seguintes, tem lugar a 1ª Assembleia Nacional de Animadores do MAC , em 1984.

Em 1995, o Movimento muda a sua designação, de MAC (Movimento de Apostolado de Crianças) para MAAC (Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças), na sequência de uma solicitação das crianças e adolescentes na Assembleia de Crianças. Mais recentemente, a Conferência Episcopal aprovou os actuais Estatutos do MAAC (2001), reconhecendo-o como um movimento de crianças que faz parte da Acção Católica portuguesa. Ao longo dos últimos trinta anos, o MAAC estendeu-se a outras zonas do país, estando hoje presente em nove dioceses.

Este Movimento está presente em 41 países do mundo: na África, na América Latina, no Canadá, no Médio Oriente, no Oceano Índico, na Europa e nas Caraíbas.

Scroll to Top