Comissão Diocesana Justiça e Paz

A Comissão diocesana Justiça e Paz foi nomeada no dia 18 de dezembro pelo Decreto Episcopal do bispo de Angra, D. João Lavrador.

Tem como presidente Aurélio da Fonseca e como assistente espiritual o Pe. José Júlio Rocha. A Comissão é composta por elementos das ilhas Terceira, São Miguel e Faial.

 

Neste espaço ficarão todos os documentos que a Comissão venha a produzir.

 

A Comissão Diocesana Justiça e Paz é um organismo de leigos, particularmente atento ao diálogo Igreja, Sociedade e Cultura. Entre os objetivos genéricos da Comissão está estudar a Doutrina Social da Igreja e contribuir para que esta seja divulgada e posta em prática; coligir e analisar informações sobre situações e problemas, quer nacionais, quer internacionais, relativos ao desenvolvimento dos povos, aos direitos humanos, à justiça e à paz, apreciar tais situações e problemas segundo o Evangelho e a doutrina social da Igreja e dar a conhecer o resultado das suas reflexões; esforçar-se por conhecer as denegações da justiça e as violações dos direitos humanos que se verifiquem em situações concretas; estimular o compromisso esclarecido e responsável dos cristãos e dos cidadãos em geral no campo das atividades político-sociais e cívicas, respeitando a liberdade de cada um e o legitimo pluralismo de opções e promover ações de carácter eclesial em favor do desenvolvimento dos direitos humanos, da justiça e da paz.