Novenas de Natal arrancam hoje nalguns lugares da diocese de Angra

O significado destas novenas encontra-se particularmente no Antigo testamento, sobretudo nas passagens de Isaías

Arrancam hoje as Novenas de Natal nas paróquias de Santo Antão e Nossa Senhora do Rosário no Topo, na ilha de São Jorge, que envolvem particularmente as crianças da catequese dos diferentes anos que, a cada dia, participam de forma especial na animação litúrgica da celebração.

As novenas começam esta quinta-feira, dia 15 e prolongam-se até dia 23 e envolvem cerca de 100 crianças, da catequese do 1 ao 10º ano.

“É um momento alto da vivência do Advento em que as crianças e a paróquia participam em família” refere ao Igreja Açores o pároco, padre Dinis Silveira.

Todos os dias, um ano fica responsável pela animação litúrgica, proclamando a palavra, fazendo uma pequena reflexão antes da homilia e depois nos diferentes momentos da liturgia. A partir de um texto e esquema próprio, centrado numa figura deste tempo de Advento, as crianças e jovens fazem uma espécie de jogral que precede a homilia. As crianças levam igualmente um presente para o Menino Jesus, relacionado com a liturgia: farinha, azeite e vinho.

Antes desta celebração os mensageiros do Movimento da Mensagem de Fátima e os membros do Apostolado de Oração orientam a oração do Terço diariamente o que torna ainda mais “este momento significativo” refere o sacerdote.

“É, de facto, um momento muito forte na vida espiritual das duas paróquias, que precede o Natal”, enfatiza, ainda.

Também em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, se mantém a tradição das “novenas do Menino Jesus”, Iniciativa que reúne dezenas de fieis na igreja Matriz de São Miguel Arcanjo logo pela manhã.

A grande preocupação é preparar os fieis para a vinda de Jesus no presente, olhando sobretudo para a forma como este Deus Menino pode entrar na vida de cada um. Aqui começa-se por fazer a oração de Laudes, e num envolvimento muito grande, reza-se o terço com invocações próprias e todos os cânticos que nos remetem para esta quadra, seguindo-se a missa.

Nestes nove dias, a Igreja exorta a que os fieis se fixem mais no Senhor, olhando as atitudes de Maria e de José para aprenderem com Ele como se vive de acordo com a vontade do Pai. As orações nesta novena estão muito centradas em rezar à Virgem, a São José e ao Menino Jesus, refletindo e meditando sobre a vinda do Salvador.

O primeiro dia geralmente é dedicado à invocação do Menino Jesus, o segundo a Deus que anuncia a salvação futura ao povo, o terceiro prepara o caminho para a sua chegada. Eles seguem o plano de salvação de Deus, a serva do Senhor, o renascimento do Emanuel. No sétimo dia, a oração diz “Honra e glória a Ti, Senhor Jesus“, O oitavo sublinha o amor que salva. E, por fim, o nono dia é dedicado ao caminho das trevas até chegar à luz de Deus.

Scroll to Top