Amanhã jovens participam em Vigília Missionária

Realiza-se amanhã, sábado, dia 23 de outubro de 2021, pelas 21h00, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, uma Vigília Missionária com os adolescentes da Catequese da Ouvidoria de Ponta Delgada.

A iniciativa insere-se no mês missionário, que este ano tem como tema proposto pelo Papa Francisco “Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos”.

“Como os Apóstolos e os primeiros cristãos, também nós exclamamos com todas as nossas forças: ‘Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos’ “ diz o Papa Francisco.

“Tudo o que recebemos, tudo aquilo que o que o Senhor nos tem concedido, ofereceu-nos para o pormos a render doando-o gratuitamente aos outros. Como os Apóstolos viram, ouviram e tocaram a salvação de Jesus (cf. 1 Jo 1,1-4), também nós, hoje, podemos tocar a carne sofredora e gloriosa de Cristo na história de cada dia e encontrar a coragem para partilhar com todos um destino de esperança, esse traço indubitável que provém de saber que estamos acompanhados pelo Senhor”, escreve o Santo Padre.

Por isso, a Igreja lembra que a oração e a ajuda económica “traduzem um dos temas da caminhada diocesana, Igreja Missionária, Igreja em saída”.

“Celebrar o Mês da Missão e o Dia Mundial das Missões a cada ano significa lembrar que nossa fé é sempre missionária”.

“Não podemos ficar em silêncio sobre o que ouvimos, vimos e vivemos em nosso encontro com o Senhor”, destaca Dom Giampietro Dal Toso, Presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

“O testemunho – continua a nota – anda de mãos dadas com a memória porque no Dia Mundial das Missões, que é celebrado todos os anos no penúltimo domingo de outubro, recordamos com gratidão todas as pessoas, cujo testemunho de vida nos ajuda a renovar o nosso compromisso batismal de ser apóstolos generosos e jubilosos do Evangelho. Lembramos especialmente aqueles que foram capazes de partir, deixar terra e família para que o Evangelho pudesse atingir sem demora e sem medo aqueles ângulos de aldeias e cidades onde tantas vidas estão sedentas de bênção’”, conclui.

As atividades relacionadas com o mês das missões dão seguimento à reabertura das actividades pastorais presenciais na ouvidoria que prosseguem dia 27 com a realização do primeiro CPM depois da pandemia, feito de forma presencial. O encontro será orientado pelo padre Norberto Brum.

(Noticia corrigida a 24 de outubro às 11h00)