Missionário português no Japão durante 12 anos propõe meditações ao episcopado português

O superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova vai orientar o retiro dos bispos portugueses que começa hoje e termina no próximo dia 23, em Fátima e no qual participarão o bispo de Angra, D. João lavrador e o bispo emérito de Angra, D. António de Sousa Braga.

O padre Adelino Ascenso que foi missionário no Japão durante 12 anos é atualmente superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, um mandato que começou em 2014 até 2018.

O padre Adelino Ascenso nasceu a 30 de outubro de 1954, em Souto de Carpalhosa (Leiria), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Antes do início do retiro do episcopado português reúne o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), também em Fátima.

O órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal tem como funções preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa é atualmente constituído por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa (presidente da CEP), por D. António Marto (vice-presidente), bispo de Leiria-Fátima, e pelo padre Manuel Barbosa (secretário).

Os bispos D. Anacleto Oliveira, de Viana do Castelo; D. Virgílio Antunes, de Coimbra; D. José Ornelas, bispo de Setúbal; D. Antonino Dias, da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, e D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda são vogais deste conselho.

(Com Ecclesia)