Retiro de catequistas da ilha Terceira prepara caminhada quaresmal

Iniciativa teve lugar no Seminário Episcopal de Angra

O Serviço Diocesano para Evangelização, Catequese e Missão realizou um retiro para Catequistas na ilha Terceira neste  I domingo da Quaresma, informa uma nota do serviço, enviada ao Sítio Igreja Açores.

Este encontro teve lugar no Salão do Seminário de Angra,  foi orientado pelo responsável pelo serviço, Cónego Ângelo Valadão que proferiu uma alocução intitulada “A Penitência da Quaresma como dinâmica social”e terminou com a celebração de uma Eucaristia na Igreja da Sé, pelas 18h00, presidida pelo Vigário Geral, cónego Hélder Fonseca Mendes.

Durante a alocução o responsável pela orientação do retiro começou por introduzir o tempo da Quaresma como um tempo litúrgico importante na vida dos cristãos; passou em revista a reforma litúrgica introduzida pelo Concílio Vaticano II e centrou-se na necessidade de escuta da palavra de Deus, como um dos instrumentos mais importantes para orientar a relação com os outros.

Para o Cónego Ângelo Valadão a oração, a penitência e a escuta da palavra de Deus constituem passos de um caminho que, na Quaresma, ganha um sentido diferente na medida em que permitem a conversão e uma reflexão sobre a relação de cada um com Deus e com o irmão mais próximo.

A alocução terminou com três propostas de reflexão pessoal centrada no tema do ano pastoral- a ação social. O sacerdote deixou três propostas: como posso viver a penitência numa perspetiva social; o que posso fazer para criar uma consciência social em cada grupo de catequese e, finalmente, de que forma pode cada  grupo colaborar na construção de um fundo diocesano de solidariedade para acudir a crianças e pessoas desfavorecidas.

Na ouvidoria da Terceira existem 700 catequistas para 5500 catequisandos do primeiro ao 10º ano. Participaram cerca de 150 catequistas oriundos da generalidade das paróquias da ouvidoria.

Scroll to Top