Ribeirinha presta tributo a paroquiana mais idosa

Igreja organiza festa para celebrar 100º aniversário de Idalina Moniz

A paróquia do SS. Salvador do Mundo, freguesia de Ribeirinha, na ilha de São Miguel, acaba de celebrar o 100º aniversário da paroquiana viva mais idosa. Idalina Moniz celebrou o seu 100ª aniversário no passado dia 28 e a igreja organizou-se, juntamente com a família, para lhe prestar uma homenagem.

Além do convívio próprio de um aniversário, com bolo e velas, Idalina Moniz, ligada desde sempre às atividades da igreja e comprometida com diferentes movimentos, participou numa missa celebrada em sua intenção.

Idalina Moniz, conforme o seu registo de batismo de 1916 elaborado pelo pároco Pe. José Lucindo da Graça (registo n. 84, fls. 148) foi batizada  “aos 7 dias de dezembro de 1916 na Igreja Paroquial do SS. Salvador da Ribeirinha, Concelho de Ribeira Grande,.. [pelo] Reverendo Coadjutor Jacinto Soares de Medeiros… [note-se o pormenor do registo] nasceu à uma hora da manhã do dia vinte e oito, filha legítima de Manuel Moniz Affonso, comerciante, natural de Ribeirinha, e de Michaella de Jesus Gonçalves, doméstica, natural do Porto Formoso, moradores na Rua Direita desta freguesia, de que são paroquianos”.

De acordo com uma nota enviada pelo pároco, Pe Vitor Medeiros, ao Sítio Igreja Açores, Idalina Moniz  “é uma paroquiana cheia de fé e de vivacidade, lúcida, segura de si, de afável trato e estimada por todos. Frequenta semanalmente a Eucaristia aos sábados, os demais sacramentos e as grandes celebrações festivas da paróquia e da Igreja Universal”.

“Na qualidade de pároco vejo esta senhora na comunidade como um verdadeiro testemunho e exemplo de fé, uma peregrina com rumo certo ao escutar e viver a Palavra de Deus; alguém que vive a certeza que Deus está no seu coração, um Deus que a ama e a quem a senhora Idalina procura responder com amor e confiança”, conclui o sacerdote.

 

 

Scroll to Top