Situação pandémica em São Miguel volta a adiar reunião do Conselho Presbiteral

A assembleia magna deste Conselho estava prevista para a próxima semana e tinha como ponto de partida uma reflexão sobre o perfil do padre hoje e os desafios que se colocam ao ministério

A 46ª Assembleia Plenária do Conselho Presbiteral Diocesano, agendada para a próxima semana, de 21 a 24 de junho, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada,  volta a ser adiada por causa da situação pandémica em São Miguel , que “continua ainda muito critica”.

A decisão do bispo de Angra, de adiar uma vez mais a reunião deste conselho, importante para o governo da diocese, foi concertada com os sacerdotes participantes, disse ao Igreja Açores D. João lavrador.

Apesar da Igreja ter já dado provas de respeito pelas condições sanitárias e ter sido, desde o inicio da pandemia, a primeira a assegurar o cumprimento estrito das regras sanitárias na celebração pública do culto, reduzindo a menos de um terço da capacidade instalada o número de participantes em cada uma das celebrações,  a decisão  reflete a percepção de que todos os sinais são importantes e, neste momento, é preciso que fique  claro que  a pandemia ainda não terminou e que  “exige de todos, e de cada um, um sinal claro de responsabilidade”.

A reunião ficou, contudo, sem data para a sua realização.

O Conselho Presbiteral deste ano, segundo da Caminhada Sinodal, propõe-se a refletir sobre o perfil do padre evangelizador, focando a evangelização e o padre como homem de Deus. Nesta reunião magna do clero diocesano insular, estará em análise o processo de evangelização e o padre como homem da comunhão entre Deus e os irmãos e, finalmente, o padre enquanto pastor, no meio do povo, no seio de uma igreja pobre.

O documento de trabalho inicial que precedeu esta reunião foi enviado a todos os sacerdotes da diocese no passado mês de dezembro com um questionário que “visava refletir, ver e planear”.

O Conselho Presbiteral é o órgão de consulta do bispo diocesano, no qual têm assento como membros natos o Vigário Geral, os Vigários Episcopais, o Vigário Judicial, o Ecónomo Diocesano, o Reitor do Seminário e os Presbíteros Diretores dos Serviços Diocesanos de Pastoral e das duas Comissões Diocesanas. Integram ainda este Conselho o Ouvidor de cada uma das Ouvidorias (16), 1 representante dos assistentes dos Movimentos e Obras de Apostolado, 1 representante do Cabido/Colégio de Consultores e 1 representante dos Religiosos Presbíteros. Por designação do Bispo pode haver convidados eventuais.

Scroll to Top