da Praia da Vitória

Com Pe Padre Emanuel Valadão Vaz.

17 anos depois, a ouvidoria da Praia da Vitória é reerguida e o seu ouvidor, Padre Emanuel Valadão Vaz, refere que um dos grandes desafios é “animar” uma pastoral de conjunto em que “cada paróquia sinta que pode ajudar a outra”.

Em entrevista ao Igreja Açores o novo ouvidor que regressou à ilha Terceira há dois anos, lembra que as diferentes comunidades que integram esta ouvidoria têm uma pastoral já muito definida naquelas que são as áreas fundamentais da intervenção da Igreja- catequese, ação sócio-caritativa, familiar e juvenil- e o que “falta é termos um trabalho mais de conjunto”.

“A reativação desta ouvidoria é um bom momento para percebermos como o podemos fazer de forma a que a igreja fique mais forte e a nossa ação seja também mais efetiva”, refere.

“A ouvidoria da Praia é composta por um conjunto de paróquias, com atividade e riqueza humana grandes, que precisa ser mais coordenada e animada”, clarifica o Padre Emanuel Valadão Vaz.

“Há muitos dons implícitos que precisam ser trabalhados e sobretudo desafiados” prossegue o sacerdote sublinhando que a dimensão das comunidades é pequena e que a juventude é cada vez mais necessária.

“Temos muitos grupos de jovens e a prova desta vitalidade é o facto do Dia Mundial da Juventude este ano ser assinalado nesta ouvidoria, – nomeadamente com a vigília de oração na Vilanova e o dia na Agualva-, mas precisamos de aproveitá-los para refletirmos em conjunto sobre a juventude de hoje, concretamente os seus problemas e o caminho que têm para os enfrentar”, refere ainda o sacerdote.

A reflexão e o trabalho conjunto são as duas grandes linhas mestras perspetivadas pelo novo ouvidor eclesiástico da Praia da Vitória para este mandato.

“Esta ouvidoria tem muitas potencialidades e precisamos de as desafiar refletindo, desde logo, sobre o que cada uma das comunidades entende ser igreja”, diz ainda.

O ouvidor recorda que nesta ouvidoria existem problemas (como nas outras) e a pobreza, em concreto, é “um problema transversal à sociedade nos nossos dias”. Que requer da igreja “uma atenção e acompanhamento permanentes”.

A ouvidoria da Praia tinha sido extinta há 17 anos. Abrange toda a zona do ramos grande conciliando uma área mais rural com a área urbana da Praia da Vitória.

 

 

Scroll to Top