Responsável pela pastoral juvenil na ilha Terceira lança apelo aos jovens para reavivarem a atividade pastoral no pós pandemia

Padre Hélder Miranda Alexandre escreve carta a jovens e desafia grupos a participarem na preparação da JMJ2023

O padre Hélder Miranda Alexandre acaba de escrever uma carta a todos os grupos de jovens da ilha Terceira convidando-os a “reavivar” a pastoral juvenil.

“Após o período mais conturbado e difícil da pandemia (que esperamos ultrapassada), queremos reavivar a pastoral juvenil na nossa Ilha. Sabemos como foi difícil e desanimador trabalhar durante esse tempo. Por isso, é tempo de arregaçar as mangas para nos incentivarmos como grupos e em ordem às JMJ 2023 de Lisboa, que serão de 1 a 6 de Agosto. Neste sentido, convidamo-vos a participar nas nossas atividades”, refere na carta enviada aos jovens a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.

O programa proposto pelo Serviço da Pastoral da juventude começa já no próximo dia 15, com uma reunião no Seminário Episcopal de Angra, às 20h00, para um momento de catequese. No dia 17 de outubro, a pastoral juvenil insere-se na celebração que marca o arranque do novo ano pastoral, no terceiro ano de caminhada sinodal. A celebração decorre na Sé, às 18h00.

Do programa de actividades para o ano pastoral que agora começa, destaque para as celebrações a cada dia 23 do mês, em ordem à preparação da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em agosto de 2023.

“Em cada dia 23 do mês (referência a 2023) podemos e devemos participar no momento de oração promovido pelo Grupo de Jovens das Lajes “Os Mensageiros”, na sua Igreja Paroquial. Nesse mesmo dia, a cruz das JMJ, da nossa Ilha, será entregue na Paróquia da Feteira, para acompanhamento paroquial e do projeto say yes” refere o padre Hélder Miranda Alexandre na carta enviada aos grupos de jovens.

“Como o Dia Mundial da Juventude foi alterado para o dia de Cristo Rei, por orientação do Papa Francisco, no dia 20 de Novembro teremos Vigília de Oração, em São Mateus da Calheta para o Dia Mundial da Juventude”, lembra ainda o sacerdote. No dia 21 de Novembro será celebrada a XXXV Jornada Mundial da Juventude, segundo o tema que já deveria ter acontecido: “Jovem, eu te digo, levanta-te!”. As celebrações decorrem na Fonte Bastardo, organizadas pelo grupo de jovens “Os caminhantes”.

” Convidamos a partilharem com os outros grupos um momento musical, ou de teatro, ou de dança. Este ano, devido ao pouco tempo de preparação, não adotamos a formalidade de concurso. Basta participar, mesmo com algo já conhecido, o que não impede alguma criatividade.” pode ler-se.

No dia 12 de dezembro haverá a celebração de Natal com os cabazes para partilha. Será pelas 18.00, na Igreja do Bairro de Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia de Santa Luzia da Praia.

 

 

Scroll to Top