Três paróquias da ouvidoria da Praia da Vitória recuperam procissão, que remonta à década de 60 do século passado apenas interrompida por causa da pandemia

As paróquias de Porto Martins, Cabo da Praia e Fonte Bastardo, na ouvidoria da Praia, celebram em conjunto as aparições de Nossa Senhora em Fátima com uma procissão de velas em honra de Nossa Senhora este dia 12 de outubro, às 19h30.

A celebração que se segue no Largo do Recanto será presidida pelo pároco do Cabo da Praia, padre Manuel Carlos e o sermão ficará a cargo do vigário paroquial de Santa Cruz da Praia, padre António Santos.

Às 19h30 as três procissões sairão das respetivas igrejas, seguindo até ao Largo do Recanto, zona de confluência das três paróquias, onde será celebrada uma missa campal.

A iniciativa remonta à década de 60, do século XX, por ocasião da Guerra Colonial. Na noite do dia 12 de outubro, todos os anos, a população desta zona da ouvidoria da Terceira juntava-se neste lugar para rezar pelo fim da guerra e pelo regresso a salvo dos militares terceirenses que estavam no Ultramar.

À procissão de velas seguia-se sempre um sermão, que agora é substituído por uma missa campal, com a presença das três imagens pertencentes às respetivas igrejas paroquiais. De resto, cerca de vinte anos mais tarde, depois do inicio desta celebração foram construídos três nichos, forrados a azulejos em homenagem a Nossa Senhora, onde as imagens são hoje colocadas neste dia.

De referir que os grupos corais das três paróquias irão juntar-se para animar a concelebração .

Esta celebração este ano tem um especial significado já que, à mesma hora em Fátima, começa a peregrinação internacional aniversária de outubro, presidida pelo Cardeal São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, D. Sergio da Rocha.