Pax Christi publica contributo para Dia Mundial da Paz

Documento aborda tema da escravatura

A Pax Christi Portugal publicou a brochura ‘Artífices de fraternidade, não de escravidão’, inspirada na mensagem do Papa, que pretende ser um contributo para a celebração do 48.º Dia Mundial da Paz, a 1 de janeiro 2015.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Pax Christi Portugal explica que com esta publicação pretende contribuir para a “celebração” deste dia dedicado a esse “bem e direito humano fundamental” que é “dom de Deus” e que ao mesmo tempo é um projeto “nunca totalmente cumprido”.

Nesse sentido, para ajudar a aprofundar a segunda mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz – Já não escravos, mas irmãos – a brochura apresenta textos que podem guiar o leitor na construção de um mundo mais fraterno e “pôr fim a esse crime contra a humanidade que é a escravatura moderna”

Em ‘Artífices de fraternidade, não de escravidão’ também se podem encontrar sugestões de atividades para assinalar o dia 1 de janeiro e usar o tema, diversas ideias para trabalhar com crianças e hiperligações (links) úteis.

A brochura que pode ser impressa, no sítio online do Movimento Católico Internacional ao Serviço da Paz, em dois formatos, livro dobrado ou num A5 simples, conta ainda com uma coletânea de orações.

O documento apresenta também a mensagem do Papa Francisco, recorda a assinatura da declaração conjunta de líderes religiosos contra a escravidão moderna – católicos; anglicanos; ortodoxos; judeus; muçulmanos; hindus e budistas –a 2 dezembro, no Vaticano.

Depois, o leitor tem acesso ao “Índice Global de Escravatura de 2014”; à “Convenção do Conselho da Europa Relativa à Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos”; ao III Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos, 2014-2017; e indicações sobre o tráfico de seres humanos: ‘Reconheça. Atue. Denuncie’, com informação de indicadores emocionais, comportamentais e físicos.

A Pax Christi Portugal recorda ainda os temas das diversas mensagens para o Dia Mundial da Paz desde 1968 até 2015.

 

CR/Ecclesia

Scroll to Top