Reabertura será presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues

No próximo Domingo de Ramos, 13 de abril, pelas 15h00, o bispo de Angra presidirá à reabertura da Igreja de Santa Bárbara da Ribeira Grande, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
O templo esteve durante seis meses em obras de requalificação e conservação, que passaram pelo “retelho geral da Igreja, isolamento de caleiras e reparação de infiltrações, isolamento e tratamento da pedra de lavoura, pintura interior e exterior de todo o templo, tratamento e pintura do pavimento da Igreja e da bancada, repintura das paredes da capela-mor, após correção de problemas existentes, sem mexer na pintura do teto da capela-mor por parecer da Comissão dos Bens Culturais, alteração e melhoramento da iluminação da Igreja e do sistema de som” refere a nota enumerando toda a intervenção feita.
Foram, ainda, “acrescentados dois altares na igreja”, respeitando as características do templo datado de 1959, sob a orientação do Padre João Paulo Ferreira Viveiros.
Um dos altares é dedicado à Paixão e Morte de Jesus com as imagens que já eram veneradas na Igreja de Santa Bárbara – Nossa Senhora das Dores e o Senhor Morto. O outro altar é dedicado ao padroeiro da Diocese, Beato João Baptista Machado.
Além disso, foi colocada uma presidência e bancada novas para o presbitério, em madeira, com pintura imitando a pedra e a partir do desenho da bancada original existente na igreja, destaca ainda a nota sublinhando “a prestimosa e generosa colaboração” da população em geral, dos movimentos e instituições paroquiais, da Comissão Fabriqueira, das Comissões de Festas, das autarquias- Câmara da Ribeira Grande e junta de freguesia de Santa Bárbara- e da própria empresa que executou a obra.
A celebração de reabertura da Igreja contará com a participação dos coros da paróquia – Grupo coral de Santa Bárbara e Grupo coral de Nossa Senhora das Vitórias- e começará com a habitual procissão do Domingo de Ramos desde o adro. Como a Igreja já foi inaugurada e o altar dedicado apenas haverá uma aspersão de água sobre as novas paredes.