Arcebispo de Boston preside à Festa do Senhor Santo Cristo

Procissão da mudança e procissão solene são juntamente com a missa e a vigília de sábado para domingo os grandes marcos desta festa que reúne milhares de pessoas em Ponta Delgada

Foto: Santuário do Senhor Santo Cristo

O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres , em Ponta Delgada, vai celebrar as suas festas que  este ano são presididas pelo arcebispo de Boston, D. Richard Henning, nomeado no verão do ano passado depois de ter sido bispo de Providence, lugar onde reside uma forte comunidade de ascendência açoriana.

“É uma presidência que muito nos honra, quer o santuário, quer a Diocese de Angra, e também as comunidades açorianas da diáspora, que aproveitamos para saudar, convidar e acolher. Até 2024, D. Richard Henning era bispo de Providence [Rhode Island] onde, em contacto com os açorianos, manifestou forte desejo de conhecer os Açores e a devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres”, explicou o reitor na conferência de imprensa onde deu a conhecer o programa da festa deste ano, cujo tema é “Cristo, nossa Esperança”.

O cónego Manuel Carlos Alves informou que “as grandiosas festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres” começam com a inauguração da iluminação, no dia 23 de maio, enquanto “o dia principal é o domingo do Senhor Santo Cristo”, 25 de maio, a Missa às 09h30, e a imagem do Senhor Santo Cristo sai em procissão pelas 16h30.

No domingo, pelas 08h00, vai ser celebrada a Eucaristia em língua inglesa, na igreja paroquial de São José, “orientada para turistas e alguns emigrantes que tenham mais dificuldades em entender o português”; na véspera, sábado, dia 24 de maio, após a procissão da mudança da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres para a igreja de São José, o Serviço Pastoral da Juventude de Angra dinamiza a vigília noturna.

 

O reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, cónego Manuel Carlos Alves, anunciou que a capa que vai vestir a Imagem “é a que tem o número 25”, usada no Ano Jubilar de 2000, uma oferta de José António Estrela, residente nos Estados Unidos da América.

O tríduo de preparação da festa é presidido pelo padre José Paulo Machado, pároco da Fajã de Baixo (Ponta Delgada), do clero de Angra e começa já amanhã.

“A nossa preocupação é que não haja barreiras a interporem-se neste diálogo entre cada um dos peregrinos que aqui vêm e o Senhor Santo Cristo”

 

Scroll to Top