Sacerdote açoriano eleito para o Conselho Geral do Prado

Padre Emanuel Valadão Vaz é um dos quatro conselheiros eleitos para o Conselho Geral do Instituto sacerdotal do Prado

Foto: Igreja Açores/Padres do Prado

O reitor do Seminário Episcopal de Angra, padre Emanuel Valadão Vaz, acaba de ser eleito conselheiro do Conselho Geral do Instituto do Prado, em França onde se encontram reunidos os responsáveis desde o inicio do mês de julho.

A semana de trabalho que agora terminou foi marcada pelas eleições, que “decorreram num clima de oração e de intercâmbio espiritual, procurando sempre o melhor para o Prado neste momento e nos anos vindouros” sublinha a nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

“Guiados pela oração, pelo estudo do Evangelho e pela força do Espírito Santo, foram eleitos: Pe. Diego Martín Peñas (Espanha) como Responsável Geral, Pe. Luc Lalire (França) como Primeiro Assistente e Pe. Joseph Nikiema (Burkina Faso) como Segundo Assistente, que residirão em Lyon com a autorização dos respectivos bispos. Foi também o momento de eleger mais quatro conselheiros para completar o Conselho Geral de Prado: Pe. Pascal Kim (Coreia do Sul), Pe. Simon Constantin (Líbano), Pe. Raul Moris (Chile) e Pe. Emmanuel Valadão (Portugal)”, afirma a nota destacando que “os membros do Instituto do Prado continuam a trabalhar em Assembleia sobre o que viveram nos últimos seis anos e a lançar as bases para os próximos seis anos”.

“Sentimos a proximidade de todos os pradosianos através da oração e de toda Família Espiritual, bem como de tantas pessoas a quem confiámos as nossas orações, sejam paroquianos, sacerdotes, bispos, religiosos e religiosas, e tantos amigos e amigas que encontrámos pelo caminho” destaca ainda a nota que pede oração pelos novos responsáveis.

 

Os Padres do Prado são membros da Associação dos Sacerdotes do Prado, um instituto secular de direito pontifícioSão padres diocesanos que, após um período de formação, fazem um compromisso temporário e depois perpétuo, permanecendo incardinados nas suas dioceses e exercendo o seu ministério sob a direção do bispo local. O foco da sua missão é trabalhar junto aos mais pobres e desfavorecidos, levando a mensagem do Evangelho e promovendo uma vida fraterna entre eles. 

A espiritualidade do Prado está centrada no estudo do Evangelho, na releitura da vida à luz do Evangelho e na vida fraterna entre os membros.  A Associação foi fundada pelo Beato Antoine Chevrier, sacerdote da diocese de Lyon, na França. Os Padres do Prado estão presentes em diversas dioceses ao redor do mundo, em mais de 40 países. Em Portugal, o Prado está presente nas dioceses de Angra, Setúbal, Braga e Coimbra, sendo o coordenador destes sacerdotes o padre Emanuel Valadão Vaz.

 

Scroll to Top