Há 1quatro alunos açorianos na instituição

O Seminário Maior do Porto celebrou o Natal em comunidade com os seminaristas da diocese e os que aí se preparam para o sacerdócio das dioceses de Angra, Aveiro, Coimbra e Vila Real.
De acordo com a informação enviada hoje à Agência Ecclesia, a celebração do Natal decorreu na última quinta-feira, contando com a presença dos bispos das cinco dioceses que têm alunos na instituição e a equipa formadora do Seminário Maior do Porto.
“Abrir portas de Esperança foi o lema proposto por D. Vitorino Soares para este ano letivo 2025/26 e foi precisamente isso que aconteceu na noite de dia 18 de dezembro de 2025”, indica a nota do Gabinete Episcopal do Porto.
D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto, é o reitor do Seminário do Porto que, com a equipa formadora, participou no encontro que reuniu os bispos das dioceses dos seminaristas que vivem neste seminário: o bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, de Aveiro, D. António Moiteiro, de Coimbra, D. Virgílio Antunes, do Porto, D. Manuel Linda, e da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo.
“A tarde iniciou-se com um encontro entre bispos, reitores e equipa formadora, onde refletiram e partilharam os desafios e as prioridades que hoje se colocam na formação dos novos sacerdotes. Seguiu-se a Eucaristia na capela do Seminário, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, que começou por sublinhar a alegria pelo dia histórico que o Seminário estava a viver”, indica a nota informativa. O encontro entre bispos, equipa formadora e seminaristas que vivem no Seminário Maior do Porto terminou com a Ceia de Natal, no refeitório, com “o tradicional bacalhau e as iguarias da época”.
A celebração do Natal assinalou também a despedida dos alunos finalistas do 6º ano, do Seminário Maior do Porto, que “brindaram os presentes com um vídeo bem-humorado, mas marcado, sobretudo, pela gratidão ao Seminário que os acolheu e formou”.
Atualmente estudam quatro candidatos ao sacerdócio dos Açores na Instituição: dois a fazerem mestrado em Teologia, um no ano propedêutico e outro no primeiro ano de Teologia. Todos são de São Miguel.