11 sacerdotes assinalaram hoje o jubileu sacerdotal, numa celebração que decorreu em Ponta Delgada

No dia em que a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, festa de “riquíssimo significado”, a diocese de Angra assinalou a data com uma Missa de ação de graças pelos jubileus dos sacerdotes, na igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada.

Ao todos são 11 os sacerdotes que na diocese de Angra comemoram este ano a festa jubilar da sua ordenação há 25, 50 e 60 anos.

O bispo de Angra que presidiu à missa, concelebrada por vários sacerdotes diocesanos, pediu-lhes que resistissem às infuências de uma cultura neo-pagã dando o melhor de si, quer na palavra quer no testemunho de vida, com vista a uma melhor evangelização.

“Nós estamos numa dessas etapas que se revela muito exigente porque as mudanças que se efectuaram na cultura e na sociedade foram de tal alcance que parece que a Igreja tem dificuldade em responder-lhes” afirmou D. João Lavrador.

“Somos chamados a olhar o presente, o futuro da nossa Igreja diocesana e a continuarmos a oferecer o melhor de nós mesmos para a sua edificação e para a sua missão evangelizadora no contexto do mundo actual” apelou o responsável.

“Eis a exigência que nos é colocada no nosso ministério sacerdotal à maneira dos apóstolos. Teremos de retirar de nós tudo o que impede de ver este acontecimento originário da vida cristã; teremos de nos deixar conduzir pela luz do Espirito que nos ilumina e nos conduz à verdade total para, na comunhão de vida com Jesus Cristo, sermos testemunhas autênticas do Seu mistério Pascal” acrescentou D. João Lavrador.

Dirigindo-se aos sacerdotes que celebram este ano as suas festas jubilares, o prelado diocesano agradeceu o seu ministério e a forma como o exercitam diariamente.

“Caros sacerdotes que estais na alegria a celebrar as vossas festas jubilares, quero em nome da diocese, do nosso presbitério e de mim próprio dar-vos uma palavra de gratidão pelo que fazeis na vida pastoral, pelo vosso esforço e coragem, mas sobretudo pelo vosso testemunho de ser sacerdotal de comunhão com Jesus Cristo e de comunhão em presbitério” afirmou.

Durante a homilia, o bispo de Angra frisou ainda a importância do Concílio Vaticano II e desafiou os presbiteros a aprofundarem os seus ensinamentos no que a doutrina conciliar tem de “maior, nobre e rico”

“Não podemos ficar pela rama mas ir ao essencial da proposta evangelizadora do Concilio” precisou D. João Lavrador, sublinhando que há uma exigência para “estarmos despertos e com sentimentos de comunhão eclesial de tal modo que possamos captar as propostas que deles (dos padres conciliares e dos papas) nos vêem para a Igreja”.

Entre os sacerdotes que celebram 60 anos da sua ordenação sacerdotal estão Monsenhor Weber Machado Pereira, natural de Água Retorta e um dos sacerdotes mais carismáticos da ilha de São Miguel, pela sua intervenção na pastoral social a que dedicou uma vida inteira sendo um dos rostos da Cáritas; Monsenhor António da Luz, natural de Santo António, na ilha de São Miguel e um dos sacerdotes que mais tempo lecionou no Seminário Episcopal de Angra e que viveu em Roma em pleno tempo do Concilio Vaticano II.  Completam igualmente 60 anos de ordenação sacerdotal os padres Silvino Amaral, natural da Povoação, na ilha de São Miguel e assistente diocesano da Ação Católica Rural e dinamizador de vários grupos Biblicos; David Botelho do Couto, natural de Santo António além Capelas; Eduardo do Couto Resendes, natural do Faial da Terra, também na ilha de São Miguel; Horácio Noronha, natural do Topo, na ilha de São Jorge e Libório Cunha Tavares, natural de Rabo Peixe e residente em Toronto, no Canadá.

Neste festa jubilar, os padres João Luciano Rodrigues, de Ponta Graça, na ouvidoria de Vila Franca do Campo e João de Brito da Silva Costa, natural das Doze Ribeiras, na ilha Terceira celebram 50 anos de ordenação sacerdotal. Foram ordenados em junho de 1968.

Já os padres Emanuel Valadão Vaz, da Vila Nova, na ilha Terceira e Leonardo Baganha Cabral, de Água de Pau, na ilha de São Miguel, celebram as suas bodas de prata, completando 25 anos de sacerdócio.

 

Comemoração Jubilar Sacerdotal Na Concelebração Eucarística Do Sagrado Coração De Jesus – Matriz Ponta Delgada 08-06-2018

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar