Bispo de Angra participa em retiro de Quaresma

Superior geral dos Dehonianos orienta encontro anual de reflexão e oração em que participam 45 bispos portugueses.

D. António de Sousa Braga é um dos 45 bispos portugueses que vão estar reunidos em Fátima, entre a próxima segunda e sexta-feira, para um retiro espiritual que vai ser orientado pelo superior geral dos Dehonianos (Sacerdotes do Coração de Jesus), o padre José Ornelas.

 

O retiro vai iniciar-se na segunda-feira, depois do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que se reunirá pelas 16h00, estando marcado para as 18h30 um encontro do secretário da CEP, padre Manuel Morujão com os órgãos de comunicação social.

 

O retiro espiritual da CEP é uma iniciativa anual difere das assembleias plenárias, dedicadas à discussão dos temas mais importantes da vida da Igreja.

 

A realização de um retiro anual, com o qual se procura deixar de lado a rotina diária para aprofundar e progredir na vida espiritual é preconizada pelo Diretório do Ministério e Vida dos Presbíteros (85).

 

A animação litúrgica do retiro a decorrer na Casa de Nossa Senhora das Dores, vai estar a cargo do Secretariado Nacional de Liturgia, pelo frei Pedro Ferreira.

 

O orientador do retiro, padre José Ornelas é natural do Porto da Cruz, na Madeira, onde nasceu a 5 de janeiro de 1954; fez o noviciado na Casa Sagrado Coração, em Aveiro e a profissão religiosa a 29 de setembro de 1972.

 

Depois de dois anos de estudos filosóficos em Lisboa, partiu para Moçambique onde realiza o estágio missionário; em 1976 regressou a Lisboa para continuar os estudos teológicos.

 

Terminado o estudo da Teologia, em 1979, na Universidade Católica Portuguesa, seguiu para Roma a fim de se especializar na área bíblica;

 

Frequentou o Pontifício Instituto Bíblico e, mais tarde, a Universidade Hebraica de Jerusalém.

 

Foi ordenado sacerdote a 9 de Agosto de 1981, tendo lecionado na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

 

Em 2000 foi nomeado superior provincial dos Dehonianos em Portugal e, em maio de 2003, superior geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

Scroll to Top