Reunião decorre em Angra a 10 e 11 de maio

Nos dias 10 e 11 de maio realiza-se o Conselho Geral da Cáritas Diocesana dos Açores, na sede da Instituição, em Angra do Heroísmo, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

Dos assuntos da Ordem de Trabalhos , que contarão com a presença do bispo diocesano, D. João Lavrador, constam vários temas centrados na prioridade das questões sociais.

O conselho acontece numa altura em que se encontra em Portugal o seu diretor internacional, o cardeal António Luís Tagle, e debaterá questões relacionadas com as perspectivas de ação, promoção e coordenação da Cáritas diocesana com as várias Cáritas de ilha.

O trabalhos das Cáritas localmente, ao nível de ilha; os desafios e as dificuldades da acção social da Cáritas; o Fundo de Emergência Social e Prioridade às crianças; o Plano estratégico da Cáritas Diocesana para os Açores, definido para o biénio 2018/2020 e a animação da Pastoral Social são temas que, entre outros, irão nortear os trabalhos.

O Conselho Geral da Cáritas Diocesana dos Açores é presidido pelo prelado Diocesano e dele fazem parte os presidentes ou seus representante das Cáritas de Ilha, um representante do Conselho Geral de cada Cáritas de Ilha, um representante das Cáritas Paroquiais das ilhas que ainda não tenham Cáritas de Ilha, três personalidades, clérigos ou leigos, nomeados pelo prelado Diocesano e, ainda, o Assistente Eclesiástico.