Iniciativas decorrem entre 15 de outubro de 2014 e 15 de outubro de 2015

A congregação dos Carmelitas Descalços em Portugal vai assinalar os 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus com um vasto conjunto de iniciativas de âmbito espiritual e cultural com congressos, exposições, cursos e uma peregrinação.

“Será um ano de festa e ação de graças pelo dom desta mulher à Igreja e à Humanidade, porque é uma figura marcante pela sua santidade, inteligência, capacidade reformadora e renovadora da vida da Igreja”, explica o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A congregação religiosa destaca também o “humanismo” de Santa Teresa de Jesus, “os seus dotes literários” e a “fina psicologia que desbrava o conhecimento do ser humano”.

Para assinalar esta efeméride, entre 15 de outubro de 2014 e 15 de outubro de 2015, a congregação dos Carmelitas Descalços vai realizar diversas iniciativas que começam com um congresso sobre a “Experiência Mística Cristã”, de 17 a 19 de outubro de 2014, na Domus Carmeli, em Fátima.

As comunidades dos padres carmelitas em Portugal, assinalam a abertura do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus no dia 19 de outubro.

Em Portugal vai ainda ser organizado um seminário sobre Santa Teresa de Jesus, na Universidade Católica Portuguesa no Porto, e um curso online na mesma instituição de ensino em Lisboa.

A congregação dos Carmelitas Descalços promove também um ciclo de quatro conferências no Centro de Cultura Católica do Porto e encontros de espiritualidade em todas as dioceses de Portugal durante um fim-de-semana, organizado pelos Institutos Religiosos de inspiração carmelita e teresiana.

O vasto conjunto de atividades de cariz espiritual e cultural conta ainda com várias exposições itinerantes sobre as obras teresianas, uma específica sobre “a sua receção em Portugal” e uma peregrinação a Fátima “com um musical no programa”.

Em 2015, os Carmelitas Descalços vão realizar mais dois congressos, na Domus Carmeli, em Fátima: o Congresso Carmelita Teresiano, sobre Teresa de Jesus, de 15 a 18 de outubro, e o Congresso Internacional no V Centenário de Santa Teresa – A Reforma Carmelita Descalça em Portugal, entre 22 e 24 de outubro.

O Papa decretou um Ano Jubilar durante o V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, que celebra-se entre outubro de 2014 e outubro de 2015, e em Ávila, local onde nasceu Santa Teresa de Jesus são vários os locais onde se pode obter a indulgência plenária, como: a igreja catedral; a igreja do convento dos Padres Carmelitas Descalços, casa natal de Santa Teresa, a igreja do convento de São José, das irmãs Carmelitas Descalças, primeira fundação de Santa Teresa, a 24 de agosto de 1562, ou a igreja do Convento da Encarnação “onde tomou o hábito de Carmelita a 3 de novembro de 1536 e viveu até 1562.

O Papa Francisco concedeu também a graça da sua bênção a todos os fiéis que “verdadeiramente arrependidos e movidos pela caridade” assistam aos Rituais Sagrados em datas específicas: Início do Ano Jubilar, a 15 de outubro de 2014; no dia de Natal, 25 de dezembro; e em 2015 no aniversário do nascimento de Santa Teresa de Jesus, dia 28 de março; no dia de Páscoa, a 5 de abril, e no encerramento do Ano Jubilar a 15 de outubro de 2015.

 

Ecclesia