Festas em honra de Santa Maria Madalena, que abrem as festas de verão da ilha, começam esta segunda feira

As Festas em honra de Santa Maria Madalena, na ilha do Pico,  realizam-se entre amanhã e o dia 22 de julho tendo como mote “Com Maria Madalena, da Alegria do Evangelho à saída missionária da Igreja” e serão pregadas, este ano, pelo Cónego Hélder Miranda Alexandre, Reitor do Seminário Episcopal de Angra.

“Ao celebrarmos as nossas festas maiores, dedicadas àquela de quem esta vila e concelho receberam o nome, Santa Maria Madalena, nossa amada Padroeira, saudamos todos os madalenenses e todos aqueles que de perto e de longe nos visitam nestes dias festivos” refere na sua mensagem de boas vindas o pároco e ouvidor eclesiástico da ilha do Pico, Pe Marco Martinho.

A festa começa com a Eucaristia Solene esta  segunda feira, às 19h30, que marca também o arranque do novenário, transmitido em direto pela Rádio Pico. Todas as celebrações serão precedidas de exposição do Santíssimo e animadas pelos diferentes grupos paroquiais, desde a catequese, aos grupos de jovens, passando pelo coro e pelos escuteiros. A eucaristia de encerramento do novenário tem lugar no dia 21 de julho e no dia 22 celebra-se a solenidade de Santa Maria Madalena.

As cerimónias arrancam às 10h30 com a Eucaristia com Celebração do Sacramento do Batismo, animada pelo Agrupamento 904 do CNE da Madalena, segue-se a bênção anual das viaturas e saudação à Padroeira e às 17h00 a Solene Concelebração da Eucaristia. No final haverá o desfile de filarmónicas e saudação à Padroeira, a que se segue a Procissão, onde se incorporarão os Fiéis, Organismos Paroquiais, Forças Vivas do Concelho, Autoridades e Filarmónicas. As festas, que associam um programa profano aos eventos religiosos, resultam de uma organização conjunta de várias entidades entre as quais a Câmara Municipal da Madalena.