COMUNICADO DA DIOCESE DE ANGRA

Participação do Resplendor na exposição “Splendor et Gloria”.

COMUNICADO

1-   O Resplendor do Senhor Santo Cristo dos Milagres será emprestado a titulo temporário, de junho a finais de outubro de 2014 ao Museu Nacional de Arte Antiga para integrar a exposição “Slependor et Gloria”.

2-   Depois de ouvidas e consultadas diferentes entidades, institucionais, técnicas e particulares, o Bispo de Angra decidiu, em conformidade com o múnus episcopal, autorizar a saída temporária do Resplendor.

3-   Por ser uma jóia de inegável importância estão garantidos todos os requisitos de segurança para o transporte e permanência em exposição.

4-   O Bispo de Angra acompanhará todo o processo de deslocação do Resplendor desde a saída do Santuário até ao Museu Nacional de Arte Antiga, para o que conta com a colaboração do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

5-   O empréstimo temporário do Resplendor para integrar esta exposição deve ser entendido como um testemunho da importância da devoção ao Senhor, que se vivencia nos Açores, em particular na ilha de São Miguel e que se materializa, entre muitas obras de arte, no Resplendor.

6-   Esta presença em Lisboa deve testemunhar que os Açorianos em geral, e os micaelenses em particular, comungam de uma fé repleta de afetos, de uma fé que não se cinge aos bens materiais, mas que os usa para ilustrar a fé em Cristo.

7-   A diocese entende que o Resplendor será mensageiro da dignidade da fé açoriana, alicerçada na partilha e na comunhão, tão identitárias do nosso povo.

8-   A Diocese considera, ainda, que finalizados os preparativos para o empréstimo temporário do resplendor e tendo existido um tempo próprio para a manifestação da pluralidade de opiniões, é chegado o momento de todos os açorianos, e dos micaelenses em particular, se unirem em nome do Senhor Santo Cristo construindo a unidade na diversidade.

9-   Além da sua dimensão religiosa, o Resplendor também tem um valor patrimonial, cultural e histórico que importa partilhar com toda a comunidade humana, seguindo de resto, as orientações da Igreja.

10-   Em Lisboa, o Resplendor vai ser mensageiro da dignidade da fé açoriana: o verdadeiro Tesouro fica na ilha, nas orações, nas lágrimas e nos sorrisos de todos aqueles que olham para o Senhor Santo Cristo, como companheiro de viagem da vida, dando força, coragem e esperança.

Diocese de Angra, 8 de junho de 2014

Scroll to Top