Cónego Francisco Dolores distinguido como capelão da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Distinção sublinha “forma como tenho vivido a minha piedade popular”

O Cónego Francisco Dolores, reitor do santuário de Nossa Senhora da Conceição em Angra do Heroísmo e Jácome Bruges, cônsul honorário de Cabo Verde nos Açores, vão ser distinguidos pela Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, como Capelão e Cavaleiro, respetivamente.

A cerimónia de investidura realiza-se esta segunda feira, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, em Lisboa, e será presidida pelo grão-mestre da Ordem, D. Duarte Pio de Bragança.

“Entendo esta distinção como uma forma de reconhecer a minha história pessoal de vida, com a forma como vivo a minha piedade pessoal e, sobretudo com a minha devoção e entrega a Nossa Senhora” disse emocionado o Cónego Francisco Dolores em declarações ao Sítio Igreja Açores.

“Ainda por cima, no ano em que se comemora o centenário das Aparições é para mim uma honra receber este reconhecimento”, precisou.

“Historicamente sempre me mantive fiel aos princípios de Portugal e a minha devoção a Nossa Senhora da Conceição acompanhou-me ao longo da vida, desde tenra idade. Lembro-me da minha avó nunca falhar uma festa da imaculada Conceição na ilha de Santa Maria e de nos levar com ela. Há uma devoção muito especial a Nossa Senhora na minha família”, prosseguiu o sacerdote que não esconde, por outro lado, que esta “honra não vem acrescentar nada à minha fé, nem diminuir, mas sinto- me  gratificado na minha devoção para com a mãe do Céu e rainha de Portugal que me protege num momento em que estou a restaurar as minhas forças para continuar a trabalhar e a servir o povo e a igreja”.

A Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa foi criada no Rio de Janeiro, em 1818, por D. João VI de Portugal, “representando solene testemunho de reconhecimento pela libertação do nosso país de um gravíssimo risco e constituindo, nas palavras de sua majestade fidelíssima D. João VI, memória da devoção a Nossa Senhora da Conceição, invocada por padroeira do Reino” refere o documento que cria esta ordem.

À cerimónia de investidura assiste igualmente o bispo emérito de Angra, D. António de Sousa Braga, amigo e conterrâneo do Cónego Francisco Dolores.

Scroll to Top