Nas mais de 500 páginas estão relatos das viagens que acompanhou e das que realizou pessoalmente à terra Santa e a inúmeros santuários

“Subida a Jerusalém-Peregrinações e Diários” é o título do novo livro do cónego Jacinto Bento que será lançado a 15 de junho e 3 de julho na Horta e Angra, respetivamente.

Na horta, a apresentação decorrerá no Museu de Arte Sacra do Faial e será feita pelo ouvidor padre Marco Luciano Carvalho e em Angra, a apresentação na cidade- património, que será feita pela médica Judite Sachicumbi, terá lugar na Igreja do Colégio.

O livro narra as 28 peregrinações que o sacerdote, pároco em São Pedro de Angra, acompanhou à Terra Santa, bem como as cinco que realizou a Santuários Marianos da Europa e quatro em Itália. O último capítulo descreve, em forma de diários, as sete  viagens particulares que realizou à Terra Santa.

A publicação, impressa pela Coingra, tem ainda uma nota do Patriarca Latino de Jerusalém, o Arcebispo Pierbatista Pizzabella e o prefácio é do Mons. William Shomali, Bispo Auxiliar de Jerusalém e Vigário-Geral do Patriarcado.

São 516 páginas e 111 fotos que ilustram uma vida dedicada à peregrinação.

O padre Jacinto Bento é cónego do Santo Sepulcro desde fevereiro de 2017 e diretor do Serviço Diocesano da pastoral da Mobilidade Humana.

A sua relação e proximidade à Terra Santa fez com que o Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, o Arcebispo Pierbatista Pizzaballa, pelo Decreto N. 9/2017, de 27 de fevereiro de 2917,o nomeasse membro capitular desta Igreja local

O sacerdote é o único guia português acreditado no Patriarcado Latino, liderando e orientando inúmeras peregrinações, sobretudo de peregrinos de língua portuguesa.

A receita da venda do livro reverterá a favor do apoio aos cristãos da Terra Santa.