DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM SÃO MIGUEL

Celebrações em Ponta Delgada.

A Pastoral Juvenil e Universitária da Diocese de Angra, também responsável pela Pastoral Juvenil na Ilha de São Miguel, preparou um programa para celebrar o Dia Mundial da Juventude que ocorre no próximo Domingo de Ramos.

Este ano, e seguindo o espírito das Orientações Diocesanas de Pastoral e o Ano Sacerdotal que vivemos, as celebrações terão como tema central “Juntos… Somos Igreja”.

As celebrações deste ano decorrerão na Ouvidoria e cidade de Ponta Delgada e serão precedidas por uma grande Vigília de Oração e Adoração, no Sábado, dia 27, entre as 21h e as 23h30 na Capela do Senhor Santo Cristo dos Milagres, no Santuário da Esperança.

Já no Domingo, dia 28, pelas 10h será feito um acolhimento a todos os jovens e demais Comunidade que se juntem aos jovens, no Campo de São Francisco.

Pelas 11h, no Coliseu Micaelense, será realizado um concerto-Catequese que terá como tema “Sermos Igreja!”, que contará com a participação do Grupo de Música Católica Additive, da Vila da Povoação e de vários intervenientes.

A partilha do almoço acontecerá pelas 13h, já no Campo de São Francisco. Este será um tempo de partilha e convívio sendo animado pelos Tunídeos e Tuna Com Elas da Universidade dos Açores.

Pelas 15h15 será dado início a uma grande Via-Sacra, toda ela dramatizada por jovens que percorrerá várias Ruas de Ponta Delgada. Pretende-se que esta Via-Sacra não seja apenas o recordar dos passos de Jesus mas um momento privilegiado de vivência e testemunha da fé. Vamos “inundar” Ponta Delgada de Fé e Igreja.

Esta Via-Sacra culminará com a sua chegada ao Campo de São Francisco, de onde partiu e onde será feita a celebração de Ramos e respectiva procissão à volta do mesmo Campo, numa grande apoteose a Jesus Cristo que estará visivelmente presente na Hóstia Consagrada. Será uma Procissão de Ramos Eucarística que culmina com a celebração da Eucaristia na Igreja de São José, Eucaristia que será acompanhada por um grande coro com cerca de 100 Jovens e por uma orquestra.

Tendendo ao tema proposto para vivência, a Pastoral Juvenil convida não só os jovens micaelenses mas também todas as crianças, adolescentes, famílias, adultos. Todos são bem-vindos para proclamarmos que a Igreja somos nós e que todos juntos a construímos.

Scroll to Top