Despedida de D. João Lavrador reúne Igreja e representantes do poder político em Angra

Festa coincide com a instituição de três seminaristas no ministério de leitor

A diocese de Angra vive hoje a festa de despedida de D. João Lavrador, numa celebração que decorrerá na Sé, em Angra do Heroísmo, às 18h00. Na celebração serão instituídos no ministério de leitor três seminaristas do Seminário Episcopal de Angra, alunos do 5º ano, Andre Furtado, Leonel Vieira e Rui Soares.

A despedida do 39º bispo de Angra está prevista para o inicio do mês em que D. João Lavrador sairá para tomar posse como bispo de Viana do Castelo, a 27 de novembro. A festa de despedida, com uma missa de acção de graças pelos seis anos de episcopado, é organizada pelo Cabido da Sé e pelo Seminário Episcopal de Angra, reunindo os mais altos representantes do poder político regional.

João Lavrador sucedeu a D. António de Sousa Braga como bispo da Diocese de Angra, após ter sido nomeado por Francisco como coadjutor da diocese açoriana, com direito à sucessão, a 29 de setembro de 2015.

D. João Evangelista Lavrador, de 65 anos é natural de Mira, Distrito de Coimbra e tomou posse como coadjutor da Diocese de Angra no dia 29 de novembro, diante do Colégio de Consultores, numa cerimónia em que participou o Núncio Apostólico da Santa Sé, em Lisboa, D. Rino Passigato.

Na Bula de nomeação, o Papa Francisco sublinhou as “devidas qualidades” e “idoneidade” de D. João Lavrador para assumir o ministério de coadjutor de Angra “com todos os direitos, faculdades e obrigações inerentes”.

D. João Lavrador iniciou a sua missão nos Açores com o desejo de encurtar distâncias, tanto entre ilhas como com o continente, para valorizar o contributo do arquipélago no plano nacional.

“Não temos a consciência verdadeira de que a Igreja em Portugal é um todo e os Açores – e permitam-me que fale também na Madeira, porque é outra realidade de entrada – são de pleno direito e com a mesma dignidade Igreja em Portugal”, disse, em entrevista ao Sítio ‘Igreja Açores’.

Doutorado em teologia, o agora bispo nomeado de Viana do castelo defendeu tese de licenciatura sobre «O Laicado no Magistério dos Bispos Portugueses, a partir do Vaticano II» e de doutoramento sobre «Pensamento Teológico de D. Miguel da Annunciação –Bispo de Coimbra (1741 – 1779) e renovador da Diocese».

Enquanto sacerdote da Diocese de Coimbra, D. João Lavrador foi capelão do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, tendo acompanhado a Irmã Lúcia durante os últimos anos da sua vida.

A Diocese de Angra foi fundada a 3 de novembro de 1534 pela Bula Equum Reputamus, assinada pelo Papa Paulo III.

Scroll to Top