O Papa Francisco escreveu o prefácio do livro apresentado na Jornada Mundial da Juventude 2016

A Paulus Editora informa que a edição portuguesa do ‘DOCAT’, o livro da Doutrina Social da Igreja para jovens católicos, está disponível em todas as livrarias a partir de hoje.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a editora católica, que é a distribuidora oficial para a língua portuguesa, destaca que a obra apresenta a Doutrina Social da Igreja numa “linguagem jovem, acessível e dinâmica”.

De recordar que o ‘DOCAT’ foi apresentado no arranque da Jornada Mundial da Juventude 2016, em Cracóvia, na Polónia, e o Papa Francisco assina o prefácio.

O Papa Francisco escreveu o prefácio do novo livro de Doutrina Social da Igreja para jovens católicos, o ‘DOCAT’, que é apresentado na Polónia, no arranque da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A Paulus assinala que o Papa argentino “quer jovens a revolucionar o mundo” e Francisco escreveu: “Com a força do Evangelho, podemos mudar realmente o mundo. […] O mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria”.

“Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristã”, assinalou também Francisco que desafia os jovens a irem para a política e a lutar pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres.

O DOCAT, explica a editora, é uma tradução popular da Doutrina Social da Igreja Católica, tal como foi desenvolvida “em importantes documentos” desde o Papa Leão XIII, e vai estar disponível em mais de 30 línguas contando também com uma APP (aplicação) que transmite a Doutrina Social da Igreja de “forma divertida”.

Este é o mais recente título da coleção YOUCAT, uma série de títulos que procura traduzir para o mundo juvenil os conceitos fundamentais da fé católica

O DOCAT é uma tradução popular da Doutrina Social da Igreja Católica, tal como foi desenvolvida em importantes documentos desde Leão XIII. Está disponível em mais de 30 línguas e conta também com uma APP que transmite a Doutrina Social da Igreja de uma forma divertida.

Para o Santo Padre, «o mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria». O Papa Francisco desafia todos os jovens a irem para a política e a lutar pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres. «Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão», diz o Santo Padre.

A PAULUS Editora refere que quer ser “uma ajuda” na concretização do “sonho” do Papa Francisco e com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, está a preparar uma programação que vá ao encontro das necessidades e interesses dos jovens portugueses.

“A criatividade pastoral fará surgir belas iniciativas em todas as dioceses, paróquias e movimentos. Todos certamente desejamos que os jovens e a Igreja em Portugal estejam à altura para ‘revolucionar o mundo’”, comenta o diretor editorial da PAULUS Editora.

O ‘DOCAT’ vai ser apresentado no início do ano pastoral e o padre José Carlos Nunes convida “toda a Igreja portuguesa a participar neste desafio lançado pelo Papa”.

(Com Ecclesia)