EMRC: Equipa nacional e responsáveis diocesanos da disciplina avaliam ano letivo 2016/2017

Serviço diocesano da pastoral escolar faz balanço positivo do ano letivo

 

Termina hoje em Fátima a reunião do Secretariado Nacional de Educação Cristã com os secretariados diocesanos responsáveis pela orientação da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para avaliação e balanço do ano letivo.

Em declarações ao portal ‘Educris’, do Secretariado Nacional da Educação Cristã da Igreja Católica em Portugal, o professor Fernando Moita adianta que este sábado vão reunir-se com os secretariados diocesanos para “escutar o muito” que foi realizado ao longo do ano e ajudarem, também, “a projetar o próximo ano a nível nacional”.

Em relação ao próximo ano escolar 2017-2018, o coordenador nacional de EMRC referiu que o oitavo encontro da disciplina para o ensino secundário vai realizar-se a 13 e 14 de abril de 2018, “numa diocese do centro do país”, e o 13.º Encontro Interescolas do 1º ciclo no dia 25 de maio, no Santuário de Fátima.

Neste contexto, Fernando Moita destaca que as duas atividades no ano letivo que agora termina “reuniram, no total, mais de seis mil alunos e professores”.

Como novidade realça as duas formações – Carcavelos e Porto – onde estiveram cerca de “quinhentos professores” presencial e mais de duas mil e quinhentas pessoas assistiram pela internet às várias conferências.

No próximo ano letivo, o coordenador nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica pretende realizar “cerca de sete formações” para “reunir e formar o maior numero possível de docentes”.

Ao Educris, Fernando Moita afirmou que a experiência foi “muito positiva” mas é preciso “ir mais longe” com “encontros interdiocesanos” e que os professores refletiam a lecionação da disciplina no 1.º ciclo e no secundário “procurando refletir experiências, partilha de boas práticas e formação mais conceptual”.

Nos Açores, o balanço deste ano lectivo 2016/17, que agora termina, no que respeita à disciplina de EMRC não podia ser melhor graças ao “desempenho de excelência dos nossos professores” referiu ao Igreja Açores o Cónego Adriano Borges.

Para o responsável pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar, “o empenho”, a “dedicação” e o “trabalho excelente” que realizam com os alunos, ao longo do ano, faz desta equipa uma “equipa muito competente” acrescenta o sacerdote.

O aspecto mais negativo prende-se com a falta de oferta da disciplina no Corvo.

“Continuamos com esta lacuna, e embora legalmente pouco possamos fazer, a verdade é que os pais e as crianças que gostariam de ter acesso a esta disciplina na escola do Corvo continuam a ser privados e isso entristece-nos”, lamenta o responsável.

A Escola Básica e Integrada Mouzinho da Silveira, na ilha do Corvo, é a única escola dos Açores que voltou a não disponibilizar o ensino da disciplina de EMRC.

Na região, 63 professores asseguram a lecionação do primeiro ciclo ao secundário.

Destes professores 22 são sacerdotes, dois são diáconos e 39 são oriundos de outros grupos disciplinares, entre professores efetivos dos quadros de escola, efetivos do quadro regional e contratados. Existem, ainda, três docentes de EMRC nos Açores (todos padres) que se encontram de licença sabática em Lisboa, São Miguel e Califórnia.

As Escolas Básicas e Integradas da Ribeira Grande e dos Arrifes, na ilha de São Miguel, são as que possuem o maior número de docentes a lecionarem EMRC. Em cada uma delas estão colocados três docentes. No primeiro ciclo a disciplina de EMRC continua a ser assegurada, em muitas escolas, pelo professor titular. O maior número de alunos regista-se no segundo e terceiro ciclos, uma vez que no ensino Secundário o nível de desistências é muito grande.

A EMRC continua a ser a disciplina opcional mais escolhida pelos alunos, numa percentagem de cerca de 70 por cento.

Segundo dados do inicio do ano letivo passado, a  escolha desta disciplina foi  predominante no terceiro ciclo, que  registou mais de 5000 alunos inscritos em toda a região, sendo menor no ensino secundário que apenas registou 270 alunos matriculados. A Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, foi a que teve  mais alunos inscritos no Secundário.

São Miguel continua a ser a ilha com maior número de inscritos.

(Com Ecclesia)

Scroll to Top