25 casais equipistas participaram no Encontro de Fátima, centrado em Maria

Realizou-se este fim de semana, em Fátima, o Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora, e o casal responsável pelo sector Açores Centro, Natal e Leonardo Gonçalves, considerou que foi “um encontro muito enriquecedor”.

O Encontro Nacional, que serviu já de preparação para o Encontro Mundial de Julho no próximo ano, também em Fátima, teve como tema principal Maria, primeiro na perspetiva das equipas e depois no seio do casal, com duas conferências dos Padres Vitor Feytor Pinto e Carlos Carreiro, respetivamente.

Em declarações ao Sítio Igreja Natal Gonçalves sublinha a importância dos casais compreenderem este papel de Maria “como mestra do Amor” e “testemunha” de um amor maior a Deus.

“Com Ela aprendemos este mistério do sim e o Seu sim deve ser para nós inspirador e motor do amor a Deus e do amor conjugal”, destacou a responsável.

Além das conferências realizaram-se quatro partilhas de casais em cada uma das sessões plenárias onde cada Casal explanou a forma como vive o amor conjugal a partir de Maria.

Durante o Encontro houve ainda tempo para uma partilha da Irmã Ângela Coelho da Aliança de Santa Maria, ex postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, que abordou o papal de Maria e a Mensagem de Fátima na igreja hoje.

Foi igualmente desenvolvida uma reflexão sobre o tema de estudo das equipas- A Missão do Amor.

Da diocese de Angra participaram 25 casais com dois assistentes espirituais, um deles é o assistente da equipa de Sector, o Pe. Gregório Rocha.

“É sempre importante os assistentes estarem presentes e fazerem-se próximos das equipas” referiu ainda Natal Gonçalves.

A Terceira é a ilha onde o movimento está mais ativo. Possui atualmente 21 equipas, e a partir de janeiro, haverá uma nova equipa composta essencialmente por jovens. Os responsáveis estimam até ao final do ano pastoral poderem constituir ainda mais uma equipa de casais jovens pois “há vontade e disponibilidade deles”, referiu ainda.

O retiro anual das Equipas do Sector Açores Centro realiza-se a 13 e 14 de janeiro no Seminário Episcopal de Angra e a expetativa é que participem entre 65 a 70 casais.