Iniciativa foi lançada no arranque da Semana dos Seminários e espera ser o ponto de encontro de novas vocações

“Queremos dar-te as Boas-Vindas ao nosso sítio. Aqui poderás encontrar tudo sobre o Pré-Seminário dos Açores. Juntos vamos fazer deste sitio um lugar de encontro e partilha”. Este é o acolhimento que se encontra na página online do “Pré-Seminário Açores”, uma iniciativa diocesana da pastoral vocacional que, assim, procura estar mais perto dos jovens.

Com notícias e agenda de eventos próprias, esta nova página lançada no começo de mais uma Semana dos Seminários, surgiu como uma proposta concreta de despertar e acompanhar os jovens no pré-seminário.

“O primeiro grande objetivo é marcarmos presença, e termos visibilidade sem entrar na intimidade dos rapazes, disponibilizando os contactos de toda a equipa diocesana” referiu ao Igreja Açores o Pe. Nuno Maiato, responsável pela pastoral vocacional na Vigararia do Oriente, que integra São Miguel e Santa Maria.

Há três anos que vem desenvolvendo de forma organizada o Pré-Seminário na ilha, com “alguns frutos”. Praticamente todos os alunos seminaristas de São Miguel, que se encontram atualmente no Seminário Maior, passaram pelo Pré-Seminário, que antes era organizado na paróquia de Santa Cruz,  na Lagoa, e agora é organizado já ao nível da ilha.

“O grupo tem-se mantido coeso” refere o sacerdote, sublinhando que os participantes encontram nestes encontros mensais “tempo e espaço para encontrar respostas e formular perguntas a respeito da sua inquietação”.

“Todos os anos entre a e saiam mas o mesmo grupo está a fazer esta caminhada” adianta ainda.

Também o responsável diocesano pela Pastoral Vocacional, o Pe. Helder Miranda Alexandre, Reitor do Seminário Episcopal de Angra, admite que não é fácil o trabalho que têm pela frente mas se o Pré- Seminário atender a cada uma das circunstâncias em que é desenvolvido “ pode dar frutos bons e concretos”.

“Este site tem a particularidade de unir os vários agentes da pastoral vocacional e isso por si só já é importante”, refere não poupando nos elogios ao colega não só pela iniciativa mas também pelo trabalho que tem desenvolvido nesta pastoral, que é sempre “um campo de difícil ação”.

“Por um lado, este site pode ser um ponto de ligação entre os vários agentes; por outro lado acompanha os jovens no seu discernimento e crescimento vocacional, mas no seio da família”, adianta reforçando que “no ambiente atual é bom que eles sintam esta vocação e a vivam junto de outros que têm objetivos semelhantes”.

O novo endereço, que já tem ligação ao site do Seminário Episcopal, é http://preseminarioacores.pt/