Edição é composta por 20 páginas e assinala o dia mundial da juventude

“9 Ilhas uma só Igreja” é o título do primeiro jornal diocesano desenvolvido pela Equipa da Pastoral Juvenil na Diocese de Angra e vai ser lançado no dia Mundial da Juventude, que este ano é celebrado nas duas paróquias dos Arrifes, em Ponta Delgada, envolvendo todos os grupos de jovens da ilha de São Miguel.

O Jornal terá a sua primeira edição impressa no Dia Mundial da Juventude, o que se repetirá uma vez no ano, sempre no domingo de Ramos-  as restantes edições serão apenas on line- e tem uma periodicidade trimestral.

A primeira edição que será lançada no próximo domingo tem  20 páginas, que retratam todas as ouvidorias da diocese e o material foi enviado pelas equipas da pastoral juvenil em cada uma das ilhas.

Da página de cada Ouvidoria faz parte uma breve saudação aos jovens de toda a diocese, uma apresentação da ouvidoria, as suas actividades com jovens e alguns testemunhos de jovens, na 1ª pessoa, com foto de quem testemunha.

No editorial do primeiro número a que o Sítio Igreja Açores já teve acesso, está definido o principal objetivo desta publicação feita por jovens e para os jovens.

“Este nosso jornal pretende ser um espaço de partilha e testemunho, reflexo de experiências e vivências de fé, do ser Igreja e da riqueza do caminho que se constrói e faz em cada uma das nossas Ilhas/Ouvidorias”, refere o editorial.

“Temos tantas belezas e riquezas a partilhar, e a partilha só nos enriquece e engrandece, animando-nos e motivando-nos a prosseguir este caminho com mais esperança, determinação e ousadia.Temos de ser jovens ousados em Jesus!”, sublinha o editorial deste primeiro número, onde se afirma a ideia de que este jornal “é uma ponte de comunhão e unidade” entre as ilhas, numa diocese “dispersa” na qual se “impõe a criatividade para  ultrapassar as barreiras da geografia”.

“Como Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil, estamos gratos pela motivação, empenho e colaboração das Equipas Coordenadores de Pastoral Juvenil de todas e cada uma das nossas ilhas/Ouvidorias, bem como dos jovens que ousaram a alegria de testemunharem a sua fé” conclui o editorial lembrando que “a ponte está erguida”.

Sem prejuízo das comemorações específicas ao nível da cada ouvidoria, o Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil vai celebrar o Dia Mundial da Juventude, dos Arrifes, na Ouvidoria de Ponta Delgada.

Movidos “pela Alegria do Evangelho, num esforço de saída missionária”, os jovens açorianos da ilha de São Miguel vão desenvolver várias atividades que começam com uma vigilia no dia 27 de março, no Convento das Clarissas, nas Calhetas da Ribeira Grande, para assinalar o dom da vida religiosa consagrada e prosseguem no dia 29, domingo de Ramos, com uma série de iniciativas das quais se destacam a Procissão de Ramos, a celebração Eucarística, a “Feira dos Carismas” e a realização do Festival “Jo(gos)vens sem Fronteiras”, na Escola Básica e Integrada de Arrifes.