“Estamos a fazer uma pastoral de unidade” procurando “critérios idênticos na catequese no sacramentos”, refere ouvidor da Graciosa

Padre Júlio Alexandre Rocha sublinha esforço conjunto de tornar a ilha como um todo, procurando a proximidade com todos

Uma pastoral de ilha e o desenvolvimento dos vários carismas da Igreja é a grande aposta da ouvidoria da Graciosa que encontrou nesta estratégia a forma de mitigar a sua pequenez.

“Somos pouco mais de quatro mil pessoas e por isso faz sentido apostar numa pastoral de unidade, com critérios idênticos ao nível da catequese, da celebração dos sacramentos, da proximidade. A pastoral tem de ser vista como um todo e dentro da mesma perspetiva” afirma o ouvidor padre Júlio Alexandre Rocha na entrevista ao programa Igreja Açores que vai para o ar este domingo, depois do meio-dia, no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores.

“Apostar nos carismas da Igreja, integrando os movimentos e trazendo outros para a ilha” é outro dos desafios lembra o sacerdote que sublinha a entrada do Caminho Neocatecumenal na Graciosa mas também os Encontros Matrimoniais, numa atenção especial à família.

“É aí que começa tudo” refere lembrando que a realidade exige respostas que vão “além da participação eucarística”.

“O grande desafio é a resposta que podemos dar às famílias e jovens de forma concreta. Temos de ter respostas: se uma família vem ter comigo tenho de ter uma resposta para além da resposta da missa”, afirmou ainda.

A Graciosa tem três sacerdotes, todos eles novos.

“É um desafio muito positivo, embora mais do que a idade o que é importante é a disponibilidade das pessoas” .

A ilha está em contraciclo. Regista agora mais casos positivos de infecção por covid-19 e isso está a dificultar a acção da Igreja.

“A pandemia ainda está muito presente e por isso ainda não conseguimos fazer avaliações mas é certo que as pessoas de mais idade que eram também as  que participavam mais, agora participam menos”.

Na entrevista o ouvidor fala ainda da sede vacante, desde 21 de setembro; da caminhada sinodal e sobretudo da disponibilidade que a Igreja no seu todo terá para acolher as sugestões do processo sinodal.

O programa vai para o ar este domingo na Antena 1 Açores e no Rádio Clube de Angra a partir do meio dia de domingo, dia 6 de março.

Ouvidoria da Graciosa

A ouvidoria da Graciosa tem 4 paróquias e três curatos. É servida por três sacerdotes e tem três Centros Sociais e Paroquiais- Nossa Senhora da Luz, Santa Cruz da Graciosa e São Mateus da Praia. Tem ainda a Cáritas de ilha bem como duas misericórdias- Santa Cruz e Vila da Praia.

Scroll to Top