Preparação da festa de encerramento começa esta terça feira

Terminam no próximo dia 1 de fevereiro as comemorações dos 300 anos do voto camarário ao Senhor Santo Cristo. Como é tradição, neste dia cumpre-se a promessa de rumar à igreja da Praia do Almoxarife em agradecimento pela graça concedida em 1718.

O tríduo para esta festa inicia-se hoje. As Eucaristias serão nestes três dias às 19h00.

Já no dia 1 de fevereiro, dia grande de festa, a Eucaristia Solene será às 15h00, com Te Deum e seguida de Procissão onde são incorporadas todas as irmandades da ilha e as autoridades, nomeadamente a Câmara Municipal da Horta que é a promotora desta celebração.

Para encerrar as comemorações, este dia ficará ainda marcado pelo lançamento do livro “Chega-se à Crença pelo Sofrimento” da autoria do Doutor Carlos Lobão sobre este voto. O lançamento será às 18h00 na sede da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense.

Para o sacerdote João Ponte, pároco da Praia do Almoxarife, “depois de um ano intenso de comemorações, este é o momento de deixar para o futuro um registo desta manifestação de fé que se tem mantido ao longo dos séculos, alimentada pela devoção sobretudo dos faialenses a esta imagem de Cristo crucificado”.

(Com Leonarda Dias9