“Ave Maria, Gratia plena” é o tema da novena que chega ao fim esta quinta-feira e que preparou a festa, que se celebra na sexta-feira

Depois de nove dias de oração e reflexão sobre a oração “Avé Maria”, os faialenses preparam-se para celebrar a solenidade de Nossa Senhora do Carmo, no dia 16, pelas 19h00, com a Missa solene, celebrada na Igreja do Carmo. Seguir-se-á uma saudação à imagem no Largo do Carmo, pela filarmónica Nova Artista Flamenguense. Do programa festivo consta ainda uma sessão de cinema ao ar livre, às 21h30, do dia 17.

Esta quinta-feira, dia 15, além de terminar o novenário, que foi pegado pelo padre Nelson Pereira, que neste momento estuda em Roma, depois de ter estado a servir a comunidade faialense, naquela que foi a sua primeira colocação depois da ordenação sacerdotal, realiza-se um concerto pelo Coral de Santa Catarina, com inicio às 20h30, na Igreja do Carmo.

Esta é uma das festas mais importantes da Horta e da ilha do Faial, que envolve sobretudo os irmãos da Ordem Terceira do Carmo. Aspecto relevante da história da Ordem Terceira do Carmo foi a cedência da Igreja do Carmo aos Carmelitas da Horta. Esta Ordem da cidade continua com actividade significativa e desde 2018 que pode celebrar a sua padroeira na sua Igreja.

A ordem Terceira do Faial é a proprietária do imóvel, construído no século XVIII e mandado edificar por D. Helena de Boim, esposa do então capitão-mor Francisco Gil da Silveira. Durante muitos anos esteve à espera de fundos para o restauro, o que foi conseguido em 2018.

A Ordem Terceira tem mais de 200 irmãos, ativos sendo considerada a maior dos Açores, neste momento.

Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Virgem Maria. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o acto de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus.