Festa de Verão na Covoada vivida com “espiritualidade”

Freguesia de Ponta Delgada honra a padroeira Nossa Senhora da Ajuda

As festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda, na Covoada, paróquia da Ouvidoria de Ponta Delgada, realizam-se de 28 de agosto a 1 de setembro, sendo presididas pelo Pároco, que é também ouvidor de Ponta Delgada, Cónego José de Medeiros Constância.

As festas começam no dia 28 de agosto com uma eucaristia às 18h30 e, no domingo dia 30, realizam-se as solenidades em honra da padroeira Nossa Senhora da Ajuda, com a celebração da eucaristia às 11h00, com Profissão de Fé e da procissão às 17h00, que este ano conta com a participação de duas filarmónicas das Sete Cidades e Pico da Pedra.

Na segunda e terça feiras celebram-se duas missas de festa em homenagem aos emigrantes e defuntos da paróquia, respetivamente. As festas encerram na terça-feira às 23h45 com a despedida da imagem, no dia 1 de setembro.

A par dos atos religiosos, a paróquia desenvolve um conjunto de atividades sócio culturais durante os dias da festas, de entre as quais se destacam no sábado dia 29 de agosto, o desfile etnográfico com carros alegóricos, uma embaixada de cavaleiras e cantigas ao desafio com os cantadores João Luís Mariano (Capelas) , Tiago “Clara” (Arrifes), José Borges (América) e Pedro Costa (Ginetes) acompanhados pelos tocadores Renato Cordeiro e Jorge Costa.

Na mensagem que acompanha o programa das festas deste ano o responsável paroquial sublinha a necessidade de viver estas festas “com espiritualidade, com partilha e convívio”, porque é “tempo de louvar Maria e com Ela e por Ela louvar Cristo e por Ele o Pai do Céu no Espírito Santo”.

“A festa é destes dias mas bem vivida é a de todo o ano” sublinha ainda o sacerdote.

Scroll to Top