Festas da Guadalupe decorrem de 4 a 9 na ilha Graciosa

Ponto alto é a missa solene e a procissão no domingo, dia 7

A ilha da Graciosa está em festa para honrar Nossa Senhora da Guadalupe e este domingo a missa solene e procissão precedida pelo desfile das filarmónicas S.F.U. Praiense, Recreio dos Artistas, União Praia Luzense e F.U.P Guadalupe serão o ponto alto desta festividade que reúne milhares de pessoas, sobretudo emigrantes e veraneantes que se encontram nesta altura na ilha branca.

A Comissão de Festas definiu um programa que procura chegar aos diferentes públicos, propondo uma variedade de iniciativas religiosas e profanas, da tauromaquia à música. Foram também convidados outros artistas e bandas continentais, grupos de outras ilhas e uma fadista oriunda de São José, Califórnia.

Destacam-se ainda as atuações de grupos locais, incluindo as bandas filarmónicas que também abrilhantarão a tradicional Procissão da Senhora de Guadalupe, um dos pontos altos da festa.

Do ponto de vista religioso, de resto, para além desta procissão, haverá ainda outra na segunda feira, às 19h30.  Procissão de Santo Isidro será acompanhada pela F.U.P da Guadalupe.

A atual igreja paroquial da Guadalupe , em torno da qual se desenrolam estas festas, terá começado a ser construída em 1713 quatro anos antes do terramoto de 1717 que arrasou a ilha dizimando grande parte da sua população. Nessa altura o povo terá feito um voto no sentido de todos os anos, pelo dia 24 de maio, peregrinar com a imagem da senhora do Guadalupe ao Monte da Ajuda. A ermida primitiva foi sede da paróquia, e deve ter sido construída em finais do sec XVI em local ligeiramente distinto daquele que actualmente existe a Igreja do Guadalupe.

 

 

 

Scroll to Top