Atividades religiosas, culturais e recreativa dominam a agenda

A edição de 2019 das festas religiosas dos Fenais da Luz, em honra de Nossa Senhora da Luz, em São Miguel, inicia com a Primeira Comunhão, no dia 1 de setembro. Na terça-feira (dia 3) serão acolhidas, na Igreja, as imagens das várias zonas da freguesia (Senhor Bom Jesus dos Aflitos, S. Jerónimo e S. Pedro) e a imagem de Nossa Senhora da Luz será levada do trono para o andor. Na quarta-feira, dia 4, será rezado o Terço do Rosário (Mistérios Luminosos), informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

No sábado, dia 7, de manhã, haverá uma homenagem a Nossa Senhora da Luz, com a Celebração da Bênção e a participação de Motards, Carros, Táxis, Clubes, Associações e Empresários; à noite, será celebrada a Eucaristia vespertina de Nossa Senhora da Luz, com a Profissão de Fé. No domingo, dia 8, a Eucaristia da Solenidade de Nossa Senhora da Luz será presidida pelo Padre Eduardo Duque, da Arquidiocese de Braga, com a bênção das mães grávidas, cumprindo uma tradição antiga de as mães pedirem proteção à Senhora da Luz durante a sua gravidez e um parto feliz. A procissão contará com as bandas filarmónicas dos Fenais da Luz, das Capelas e da Conceição da Ribeira Grande. Na segunda-feira, dia 9, haverá a Eucaristia do Emigrante, e na terça-feira, dia 10, realiza-se o encerramento das festas, com a aparição da imponente imagem de Nossa Senhora da Luz, a Celebração da Luz e o fogo de artifício.

Animação Cultural

As festas da padroeira dos Fenais da Luz, freguesia com mais de 500 anos, serão recheadas de eventos culturais: passeio de bicicletas, torneio de pesca, um bazar, a tenda Brinkarte, o cortejo alegórico de oferendas, arrematações, os artistas musicais Quim Barreiros, PLAY, Black Out, Andreia Macário, Ye Ye, DJ Lucas Silva, DJ Power, DJ Afonso Rego, a Banda Filarmónica Voz do Progresso e a Banda de Nossa Senhora da Luz, e o grupo Paixão da Dança. Todos os espectáculos terão entrada gratuita. Haverá carrocéis e uma Feira Agro-comercial, com porco no espeto (sábado).

 

Festival Gastronómico

Os Fenais da Luz são conhecidos pela sua deliciosa comida e doçaria. Durante todos os dias os fenaenses confecionarão pratos típicos da freguesia, que os visitantes poderão degustar em tendas, barracas e tascas: quarta-feira, Prova de Sopas (20 variedades); quinta-feira, Bifanas Especiais; sexta-feira, Noite do Chicharro; sábado, Bodo de Leite e Noite da Carne Guisada; domingo, petiscos variados; segunda-feira, Noite da Feijoada; terça-feira, torresmos, molho de fígado e brancos, debulho e pé de torresmo. Todos os dias haverá, na Loja, venda de malassadas, licores, compotas e doces diversos.

De acordo com a nota enviada ao Igreja Açores, este ano, pela primeira vez, as festas contam com a coordenação de uma mulher, Tonni Lyne Barbosa.

Estas festas são organizadas com o apoio da sociedade civil, autarquia e forças vivas locais

(Com Pe. Ricardo Tavares)