Lomba da Maia celebra padroeira

Realizam-se este domingo as Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário na freguesia de Lomba da Maia, ouvidoria de Fenais da Vera Cruz, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

As festas irão decorrer de 27 de Agosto a 2 de Setembro, com o sacramento da reconciliação e depois o tríduo preparatório a partir desta quarta feira, que será pregado pelo Pe Norberto Brum, pároco de Santa Clara, em Ponta Delgada.

No sábado far-se-á a procissão de velas com a saída da imagem pela primeira vez nas festas deste ano. No domingo celebrar-se-á a missa pelas 13h00 com a festa da Profissão de Fé.

A missa será transmitida pela internet na radiolinhahorizonte.com “para que os nossos emigrantes possam ver, sentir e matar saudades das festas e da sua terra que um dia deixaram atrás”, realça o pároco, Pe Carlos Simas, na nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

No final do dia sairá a procissão da padroeira que percorrerá as ruas principais da freguesia. Na segunda-feira a comunidade sairá em procissão para o cemitério levando a imagem da Senhora do Rosário, onde celebrará missa pelos seus entes já falecidos.

No final da tarde haverá um cortejo de carros alegóricos subordinado ao tema “Os contos da nossa infância”.

À meia noite, sairá a procissão da Senhora do Rosário com a imagem de Cristo Rei, que durante o ano fica na Igreja primitiva, a atual ermida da paróquia.

As festas, este ano, terão como tema “Eu sou a Senhora do Rosário” – uma expressão que marcou os pastorinhos aquando da aparição de Nossa Senhora, em Fátima no ano de 1917.

Nossa Senhora do Rosário é o orago principal de mais quatro igrejas na diocese: Rosário, na ouvidoria da Lagoa; Matriz do Topo, em São Jorge; Achadinha, no Nordeste e Matriz das Lajes das Flores.